Recent News

SITUAÇÃO DO GUARITA É ESTÁVEL, MAS AINDA APRESENTA RISCO DE ARROMBAMENTO.

 
A situação do açude Guarita em Tangará é considerada estável, mas segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Alcides Geraldo Barbosa, ainda apresenta sérios riscos de arrombamento.

Uma equipe do DER, DNIT, DNOCS e do Exército esteve no local trabalhando até o início da noite deste sábado (29), para alargar o sangradouro do açude e assim evitar o rompimento da parede. A contenção da rachadura foi feita na parte que apresenta menos risco.

Uma retroescavadeira hidráulica do Departamento de Estradas e Rodagens e um trator do Batalhão do Exército de Caicó já estão no local. Neste domingo (30) pela manhã deverão chegar mais quatro caçambas do DNIT do tipo PC, para ajudar no trabalho de reconstituição da parede do açude onde a rachadura é maior.

A população das cidades por onde passa o Rio Trairi, principalmente de Boa Saúde, já foi alertada da possibilidade da ruptura iminente do Guarita e já foi retirada para partes mais altas.
 
Há uma equipe do Corpo de Bombeiros em Tangará, inclusive com botes salva-vidas, e outra da Defesa Civil na cidade de Boa Saúde, para auxiliar a população, caso haja necessidade.

Informações do site da rádio Santa Cruz

O RISCO É SERIÍSSIMO, AFIRMA PREFEITO DE TANGARÁ SOBRE ROMPIMENTO DO AÇUDE GUARITA.

O prefeito de Tangará Jorge Eduardo Bezerra (Jorginho) disse agora a pouco, em entrevista concedida a Rádio Caicó AM, que o DER, DNOCS, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, já estão no local, para conter o arrombamento da parede do açude Guarita, que cedeu ainda mais, por volta das 6h da manhã deste sábado (29).

“O risco é seriíssimo. Estamos numa batalha desde segunda-feira, para que não aconteça o pior”, afirmou Jorginho.

O DER, DNOCS, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, todos estão tentando salvar o açude, que também é fonte de renda para a população tangaraense.

Jorge Eduardo ainda disse que a preocupação maior é com a população dos municípios banhados pelo Rio Trairí, localizados depois de Tangará. Principalmente Boa Saúde.
A Defesa Civil Estadual já está em Boa Saúde, para auxiliar a população, caso a parede do Guarita venha a se romper. Além de Boa Saúde, os municípios de Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta poderão ser afetados.O açude Guarita que é o mais antigo de Tangará, foi construído em 1948.

Informações do site da rádio Santa Cruz

AÇUDE DE TANGARÁ PRESTES A ARROMBAR E ATINGIR 5 MUNICÍPIOS.

ALERTA MÁXIMO: AÇUDE EM TANGARÁ PODE ROMPER A QUALQUER MOMENTO 
O açude Guarita em Tangará está correndo o risco de se romper a qualquer momento. O alerta máximo foi repassadoà reportagem da Rádio Santa Cruz AM pelo coordenador da Defesa Civil do município, Alcides Geraldo Barbosa, conhecido por Jabuti, na manhã deste sábado (29). 

De acordo com Alcides, a parede que segura 4 milhões e meio de metros cúbicos de água já começou a ruir. A prefeitura de Tangará pedeà população dos municípios de Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu, Nísia Floresta e, principalmente, Boa Saúde, que são cortados pelo Rio Trairi, para onde as águas do açude irão, que moram nas zonas de risco, que saiam, devido ao iminente perigo de alagamento.

O açude Guarita apresentou os primeiros sinais de arrombamento depois de sangrar, com as fortes chuvas que caíram no último domingo (23) na região do Trairi. Na segunda-feira (24) o prefeito Jorge Eduardo Bezerra (Jorginho) acionou a Defesa Civil do estado, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, a Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH e o Corpo de Bombeiros para que as providências fossem tomadas. 

As obras de reparos para conter o rompimento, tiveram início ainda na terça-feira (25), como a ampliação dos sangradouros e a colocação de lonas nas paredes dos açudes para evitar erosões, mas o como o desgaste da parece do açude já estava bem avançado.

Do site da Rádio Santa Cruz, ohttp://www.radiosantacruzam.com.br

ACESSE O SITA DA FM LIBERDADE E OUÇA

Foi lançado hoje o sita e Blog da FM Liberdade ouça a rádio Aqui ou mesmo no Santana Noticia

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA NOVA MARCA E SLOGAM.

O foco no Rio Grande do Norte é destaque na marca e no slogan adotados pelo novo Governo do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria aprovaram a arte, no início da tarde desta sexta-feira (28), em reunião com o assessor de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho.
Na marca, a sigla do estado aparece em destaque na composição dominada por tons de azul, se unindo ao vermelho do slogan, que traz a frase “Governo do RN: reconstruir e avançar”. A ideia é combinar força e modernidade, expressas nas tipologias escolhidas para compor a nova arte. O material foi criado e produzido pela agência Art&C, uma das que atendem a conta do Governo desde a gestão anterior.
A marca e o slogan traduzem os valores (austeridade, seriedade) e os compromissos (reconstruir a máquina pública, fazer o Rio Grande do Norte avançar)  que definem a gestão iniciada em 1º de janeiro. “O foco do Governo é fazer o Rio Grande do Norte acontecer, reconstruindo os serviços públicos, recuperando o equilíbrio orçamentário, avançando na luta por crescimento social e desenvolvimento econômico.

Ele destacou que a marca e o slogan respeitam – nas cores, tipologias e conceitos – o princípio maior da impessoalidade, que deve orientar a publicidade governamental. “Esta foi uma determinação cabal da governadora Rosalba Ciarlini: restringir as peças aos limites legais, sem subterfúgios ou sutilezas que pudessem caracterizar qualquer tentativa de promoção individual ou ganho político pessoal”, observou o assessor.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação

GOVERNADORA REAFIRMA COMPROMISSOS COM INTERIOR.

Em audiência nesta sexta-feira, 28, com a prefeita de Upanema, Maristella Freire, a governadora Rosalba Ciarlini, voltou a dizer que o abastecimento d’água, um dos principais problemas dos municípios, será tratado com a atenção que merece.
A governadora deu essa garantia ao ser informada pela prefeita que há necessidade de novos poços e a única máquina perfuratriz está quebrada, precisando de conserto o mais rápido possível. Rosalba disse, ainda,  que, além do fornecimento d’água para a população, a interiorização das ações de saúde é outra preocupação do novo governo, através da reestruturação dos hospitais regionais.  

 E no momento em que anunciava prioridade para o atendimento na saúde, a governadora teve uma boa notícia. Quando chegava à governadoria, a prefeita Maristella recebeu um telefonema da secretária municipal de saúde, Conceição Medeiros, que a emenda de Rosalba como senadora, no valor de R$ 139 mil para a compra de medicamentos, havia sido liberada. 

“Governadora estamos trazendo alguns pleitos, mas também essa boa nova”, disse Maristella, agradecendo pelos recursos que irão melhorar  o setor de saúde de Upanema.

QUADRO DE CHUVAS E PROVIDÊNCIAS GOVERNAMENTAIS.'COLETIVA DE IMPRENSA'

Hoje, às 15h, no Auditório da Governadoria, a Assessoria de Comunicação do Social (ASSECOM), com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), Emparn e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), fazem um balanço do quadro de chuvas, providências que estão sendo efetivadas no âmbito da administração estadual e apresentam as previsões de precipitações para as regiões do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, a coordenadora de gestão da SEMARH, Joana D´arc Freire, fará a leitura do levantamento realizado pelos técnicos da Secretaria quanto ao acúmulo de água nos principais reservatórios do Estado. Já em relação à Emparn, será apresentada a previsão de chuvas para as próximas 72 horas.

Sistematicamente e diante das ocorrências que por ventura sejam registradas, os representantes dessas instituições se reunirão com jornalistas, sempre no mesmo local e horário, quando houver dados atualizados e de interesse público para serem repassados. O que não impedirá o atendimento aos jornalistas para entrevistas em estúdio, rádios ou exclusivas dentro da conveniência da agenda dos técnicos.

HOJE EM FELIPE GUERRA/RN NA CASA DO FORRÓ.

SEXTA-FEIRA SERÁ DE TEMPORAIS EM GRANDE PARTE DO PAÍS.

Chuvas fortes devem atingir grande parte do país, nesta sexta-feira (28), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Os temporais devem estar concentrados no oeste e centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, em grande parte de Goiás, em Mato Grosso, Acre, Rondônia, Amazonas, Tocantins, grande parte do Pará, Maranhão, Piauí e litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte.

“As chuvas têm sido causadas pela associação de calor e umidade. E nessa época do ano, as chuvas costumam ser mais localizadas, e por isso são mais intensas”, diz o meteorologista José Felipe Farias, do Cptec/Inpe.LEIA MAIS.

PRÉVIA CARNAVALESCA EM FELIPE GUERRA/RN.

DEFESA CIVIL DE APODI CONTRA AUMENTO DA VASÃO DA BARRAGEM DE SANTA CRUZ.

O Coordenador de Defesa Civil de Apodi, Marcilio Reginaldo acompanhou o Secretário de Defesa Social de Mossoró Álber Nobrega, que é responsável pela defesa civil, nesta terça-feira (25) à barragem de Santa Cruz, em Apodi, para verificar o nível do reservatório. A ideia inicial do coordenador da defesa civil municipal de Mossoró, era solicitar do Governo do Estado a abertura das comportas da barragem para evitar o transbordamento do Rio Mossoró.
Mas está fora de cogitação a possibilidade de neste momento aumentar a vasão da comporta da barragem, pois seria fazer o Município de Apodi sofrer duas cheia no vale. Uma pela antecipação das chuvas se aumentar a vasão, outra pela sangria da Barragem.

De acordo com as experiências vividas no vale do Apodi, o pedido da Defesa Civil de Mossoró afetará diretamente as comunidade ribeirinhas de Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado causando prejuízos que não poderão ser ressarcido pelo governo; mesmo aumentado a abertura da comporta, não resultará em prevenção para Mossoró. A Região de Mossoró faz parte da foz do rio Apodi / Mossoró que em tempos de cheias estará sempre inundando.

Um dos procedimentos que deve ser o de prevenção aos efeitos das cheias por partes das Secretarias de Mossoró. que pode ser a limpeza de bueiros e galerias pluviais em vários pontos da Cidade e orientar as comunidades ribeirinhas do rio dentro do Município de Mossoró.

O Município de Apodi está aberto as discussões e as parcerias para melhor lidar com a situação de risco de enchente na região Apodi / Mossoró, auxiliando nas informações, prestando esclarecimentos e sendo solidário. Atuaremos da mesmo forma que atuamos em 2009.

Márcio Morais

PREFEITO DO ASSÚ ACOMPANHA GOVERNADORA EM SOBREVÔO NA REGIÃO.

Atendendo convite da governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Ivan Lopes Júnior sobrevoou a região do Vale do Açu e foi até o município de Jucurutu, onde as enchentes deixaram mais de 100 famílias desabrigadas.

Ivan Júnior relatou a governadora sua preocupação com a hipótese de repetirem-se, no Vale do Açu, as inundações ocorridas em 2008 e 2009. Disse que, atento a essa possibilidade, já havia passado instruções à Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) com o objetivo de traçar um Plano de Contingência para o caso enchentes. 

Ações

O prefeito Ivan Júnior remeteu expediente à direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Fortaleza (CE), solicitando laudo técnico sobre a situação estrutural da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves. E, ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), em Natal, encaminhou ofício pedindo explicações técnicas sobre os reparos recém-realizados na ponte Felipe Guerra.

ESPECIALISTA EM CLIMATOLOGIA FAZ PALESTRA EM ASSÚ.

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) realizará nesta sexta-feira, 28, palestra sobre as projeções climatológicas em 2011, com o meteorologista Gilmar Bristot, servidor da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
De acordo com o presidente da Comdec, Paulo César de Brito – que responde também pela Secretaria de Desenvolvimento Rural –, o evento, aberto a toda a população, ocorrerá às 10h, na Câmara municipal de Assú. “O técnico vem nos expor as mais recentes previsões com referência ao período do inverno na região e no estado”, informou Paulo Brito.
A vinda d Gilmar Bristot é relevante para que o município possa ter noção das perspectivas relativas ao período chuvoso e, a partir de tais indicadores, promover um planejamento de atendimento ao homem do campo. Serão apresentadas análises sobre condições regionais de pluviometria e as condições das variáveis meteorológicas dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.

Leonardo Sodré  

GOVERNO DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robinson Faria, participou de reunião nesta quarta-feira, 26, para discutir a implantação de aterro sanitário na Região do Seridó. Participaram do encontro realizado na sede da Semarh o prefeito de Caicó, Bibi Costa, que é presidente do Consórcio Público do Seridó, o deputado Vivaldo Costa, o ex-prefeito de São José do Seridó, Bosco Costa, além do secretário adjunto, Jader Torres, e a assessora técnica da Semarh, Jeni Moraes.

Os representantes do Seridó receberam o compromisso do secretário Robinson Faria de buscar recursos junto ao governo federal para a construção dos aterros sanitários. Para construir o aterro sanitário do Seridó são necessários R$ 7,5 milhões. A partir da construção, os consórcios formados pelo Governo do Estado e os municípios beneficiados serão os responsáveis pela gestão. Cabe ao governo o suporte técnico, já que as prefeituras não dispõem de quadro profissional para atender a demanda.

“Atualmente os lixões comprometem o meio ambiente e, principalmente, os recursos hídricos do estado em virtude da contaminação do solo. O governo do estado é o agente capaz de promover essa integração regional e levar o benefício à população. Trata-se ainda de uma questão de saúde pública”, declarou Robinson Faria.

O Rio Grande do Norte possui dois aterros sanitários, o de Ceará-Mirim, que atende a Região Metropolitana de Natal, e o aterro municipal de Mossoró. O objetivo do Governo do Estado é estender o alcance dos aterros e estruturar os equipamentos para promover a destinação adequada dos resíduos sólidos e recuperar as áreas degradadas pelo acúmulo de lixo sem o tratamento adequado.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação

GOVERNADORA PARTICIPA DA ABERTURA OFICIAL DA XVI FIART.

A governadora Rosalba Ciarlini visitou a décima sexta edição da Feira Internacional do Artesanato – Fiart na noite desta terça-feira (25), onde participou da abertura oficial do evento. Ao chegar ao Centro de Convenções de Natal, Rosalba foi recebida por alguns de seus auxiliares e cumprimentada pelo público. Em seguida, a governadora acompanhou o empresário Neivaldo Guedes, idealizador da Fiart, na visita aos stands.
Logo na entrada, Rosalba foi saudada por índios das tribos Potiguaras (RN), Pataxó (BA) e Fulni-ô (PE), que apresentaram uma dança típica de boas-vindas. Já no stand do Sebrae-RN, onde aconteceu a solenidade oficial de abertura da Feira, a governadora foi presenteada com uma réplica do Arco do Triunfo de Caicó, representando o tema desta edição do evento – Artesanato, atividade de fé, identidade de um povo -, dedicado à região Seridó do Estado.

Ao final do discurso, houve a apresentação cultural dos índios da Tribo Pataxó (BA). Além da governadora Rosalba Ciarlini, estiveram presentes à solenidade o prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire; os secretários de Estado de Segurança Pública, Aldair da Rocha; da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; do Turismo, Ramzi Elali; do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; da Cultura, Isaura Rosado; e da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro. Compareceram, ainda, os comandantes da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, e do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas.

Governadora é recebida pelo público

Após acompanhar a apresentação da Banda da Polícia Militar na entrada do Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções de Natal, a governadora Rosalba Ciarlini seguiu ao lado de seus auxiliares para a visita aos stands da Fiart. Durante o percurso, Rosalba conversou com as pessoas e posou para fotos.

Nos stands dos municípios, a governadora encontrou com a secretária de Assistência Social de Parnamirim, Marta Lopes, que representava a prefeitura da cidade. No stand de São Gonçalo do Amarante, ela conheceu a estátua do galo que é considerado o símbolo do folclore potiguar e recebeu das mãos de Marcelo Melo, um dos coordenadores do projeto de artesanato do município, uma réplica dessa estátua.
Já no stand da Prefeitura de Macaíba, Rosalba recebeu da artesã Neuma Bezerra um elefante branco e rosa, representando o Rio Grande do Norte. No mesmo local, a governadora comprou uma peça de tecido com miçangas, própria para cobrir jarras.

A governadora ainda passou pelos stands do Proart; do Projeto Transforme-se, onde conversou com a reeducanda e artesã Maria da Glória; das tribos indígenas, onde foi presenteada com uma petisqueira artesanal feita em madeira; e dos bordados do Seridó.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação Social

ASSEMBLÉIA DE DEUS REALIZA PRIMEIRO CULTO NA SUA SEDE.

DISTRITO DE SANTANA – Foi realizado durante o dia de ontem aqui em nosso Distrito uma feijoada em prol do templo da Igreja Assembléia de Deus; também aconteceu hoje o primeiro culto dentro do templo da igreja que encontra-se em construção.
Esteve a frente dos trabalhos como sempre o Pastor da Igreja Assembléia de Deus de Felipe Guerra/RN, Pastor Edinaldo Domingues aonde o mesmo levou a sua mensagem a todos os Presentes.
 
O pastor Edinaldo em suas Palavras agradeceu a todos que já contribuiram para que seja construído mais uma Igreja nesta comunidade; disse também que se alguém quizer ajudar basta procurar sua Pessoa em Felipe Guerra/RN ou Josineide aqui em Santana.

RIO DO SABE MUITO AMANHECE COM BOM VOLUME DE ÁGUA.

DISTRITO DE SANTANA – As comunidade de Lingua de Vaca e Mariana 2 do município de Caraúbas/RN, já estão sentido-se os efeitos do inverno deste ano,pois; o Rio do Sabe Muito que corta as duas comunidade já acumulan um grande volume de água.

Com isso provoca aos moradores das comunidades de Mariana, Apanha-Peixe 2, Pacó e Santana Preocupações,pois; o percuso para chega a zona urbana de Caraúbas ficou mais um pouco longe.

Já para a comunidade de Santana o Rio do Sabe Muito com este volume de água, ficamos lembrando-se quando será que o Apanha-Peixe Vai sangrar, mesmo sabendo que está cedo mais quando ele sangra sempre deixa todos daqui do nosso Distrito apreensivo.

JUCURUTU EM ESTADO DE CATÁSTROFE DISSE PREFEITO JUNIOR QUEIROZ.

Desde o início da noite desta segunda-feira passada, várias famílias foram obrigadas a abandonar suas casas no Conjunto DNOCS em Jucurutu devido a forte chuva que caiu no município. Parte baixa da cidade, várias casas ficaram completamente inundadas com a água passando de um metro de altura, em algumas ocasiões.
O Corpo de Bombeiros de Caicó foi acionado e a COSERN chegou a desligar a energia do bairro Conjunto DNOCS para evitar ocorrências fatais. Ainda não há uma informação oficial, mas há suspeita de que a bomba que tira a água para o Rio Piranhas pode ter dado problemas técnicos e não funcionado durante a madrugada. 
O prefeito de Jucurutu Junior Queiroz (PMDB) descarregou todas as baterias em cima do Dnocs pela catástrofe que está acontecendo na cidade. Durante entrevista ao repórter Rodrigo Matarazzo, da Rádio Rural de Caicó, ele disparou:
 
- A culpa de tudo isso que está acontecendo na cidade é do Dnocs. Por pura irresponsabilidade e descaso. Eu já tinha alertado por diversas vezes ao órgão – através de ofícios – que a bomba que retirava a água do dique para não inundar as casas do bairro do Dnocs em caso de inverno estava quebrada. O Dnocs não deu atenção. Hoje aconteceu essa catástrofe. Por pura irresponsabilidade do Dnocs, reforçou Queiroz.

Informações dos Blogs Marcos Dantas e Robson Pires

SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARAÚBAS E APODI AQUI NA FM LIBERDADE.

DISTRITO DE SANTANA - Nesta quinta-feira apartir das 9:00 hs da manhã até ao meio dia a rádio FM Liberdade daqui do nosso Distrito; estará transmitindo ao vivo sessão ordinária do poder legislativo apodiense para todos os ouvintes da sua Programação;Também no mesmo dia às 15:00 hs a FM vai transmitir sessão da câmara municipal de Caraúbas.

GOVERNADORA PARTICIPA DA ENTREGA DE CAMINHÕES DO PROGRAMA PEIXE NOS BAIRROS.

Em solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), na sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do RN, na Ribeira, a governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de entrega de dois caminhões e de um carro frigorífico para comunidades pesqueiras do Estado. Os equipamentos fazem parte do Programa Peixe nos Bairros.
Entre as autoridades estavam a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o titular da Superintendência da Pesca e da Agricultura do RN, Marcílio Lucena;  o deputado federal Itamar Rocha; o deputado estadual Fernando Mineiro; o presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln; e prefeitos das regiões beneficiadas.
No auditório da superintendência, autoridades e representantes de entidades ligadas à pesca participaram do ato de assinatura do termo de permissão de uso dos automóveis. O vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, falou em nome dos demais prefeitos da região do Apodi, que foi agraciada com dois caminhões do Programa Peixe nos Bairros, e de representantes do Mato Grande, que receberam um carro frigorífico.

“Só temos a agradecer o investimento que está sendo feito em nossos municípios e aproveitamos a oportunidade para solicitar ao Governo Federal a continuidade dos programas e a ampliação de projetos de assistência aos pescadores, a instalação de telecentros e o incentivo do ensino à distância”, disse ele.
Rosalba Ciarlini ressaltou a importância da vinda da ministra ao Estado. “Sua presença aumenta a nossa esperança de que as coisas vão realmente acontecer”, disse. A governadora reafirmou o compromisso de campanha de criar uma Secretaria da Pesca e da Aquicultura, desvinculando da pasta da Agricultura. “O compromisso será honrado no tempo certo. 

Não adianta criar a pasta sem ter a estrutura necessária para seu funcionamento”, observou. Quanto à entrega dos caminhões, a governadora agradeceu o benefício, lembrando que esses equipamentos são de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, para a geração de emprego e renda e melhoria das condições de vida da população.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação

GOVERNADORA RECEBE MINISTRA DA PESCA E AQUICULTURA.

Na manhã desta segunda-feira, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, cumpriu agenda administrativa na Governadoria. Recebida pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, ela passou em revista à Guarda de Honra e, em seguida, foi conduzida à reunião com a governadora Rosalba Ciarlini. De acordo com a ministra, a atual política de cortes do Governo Federal incentiva projetos como esses que contemplam ações voltadas para a erradicação da miséria.
 
Além dos secretários Betinho Rosado e Robinson Faria, estiveram presentes à reunião o secretário Nacional de Aquicultura, Eloy de Sousa; secretário Nacional de Pesca, Felipe Matias; o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, o deputado federal e presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha ; deputado federal Rogério Marinho; e o secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales.
Licenças Ambientais
  
No tocante aos entraves do licenciamento ambiental a palavra de ordem é simplificar. Segundo a ministra, o que os estados podem fazer é mudar a legislação para dar mais agilidade ao processo. “outros estados já estão fazendo essa simplificação”, disse Ideli Salvatti, e reforçou: “o meio ambiente deve ser preservado; a agilidade do processo de licenças ambientais não quer dizer que todas vão ser aprovadas, mas que uma resposta pode ser dada de maneira mais rápida”.

De acordo com a ministra, a longa espera é um fator de risco para perda de negócios. “A demora no processo gera desestímulo por parte do investidor, que às vezes chega a esperar anos para saber apenas se o negócio pode ou não ser feito. O que queremos é uma resposta ágil por parte dos órgãos ambientais, até mesmo para que o investidor possa pensar em outras alternativas”, disse Ideli Salvatti. Sobre a questão, a governadora Rosalba Ciarlini apontou que medidas de reestruturação do Idema vão ser estudadas para agilizar esse processo.
Incremento no pescado

Passar de 300 mil para 3,7 milhões de  toneladas de pescado. Essa é a meta do Governo Federal para o setor no Rio Grande do Norte. A informação foi dada pela ministra Ideli Salvatti e mostra uma perspectiva traduzida em grande benefício para o RN.

A melhoria será possível graças ao arrendamento de 16 navios que irão trabalhar na costa brasileira e terão o Estado como ponto de apoio. Anualmente, cada país tem uma cota de pesca que, quando não é atingida, vai sendo perdida. O arredamento das embarcações vai gerar a exploração das águas brasileiras e garantir a soberania no tocante à cota de pescado destinada ao país.

O aumento da movimentação atual gera a necessidade da conclusão das obras do Terminal Pesqueiro de Natal. De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, faltam apenas alguns ajustes próprios de final de obra. O novo prazo para entrega do Terminal é junho deste ano, quando o Estado estará sediando a Feira Internacional do Camarão – Fenacam.

MAS SANTANENSE NA UERN.

DISTRITO DE SANTANA - Nossa Comunidade mas uma vez está de parabéns,e ontem tivemos o prazer da divulgação  de aprovação de  o2 (dois); Santanenses,a aprovação no vestibular da UERN,que foram os jovems Maspolly Morais(Administração) e Gleicigene De Brito( Pedagogia );neste Distrito temos já vários universitários,e sabemos da importância para o futuro,desejo toda sorte aos novos; e que tenham muitas prósperidades nas suas vidas profissionais futuras.

FEIJOADA EM PROL DO TEMPLO DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS AQUI EM SANTANA.

DEU NO JORNAL GAZETA DO OESTE DE HOJE NA COLUNA DE NETO QUEIROZ.

O ex-prefeito de Felipe Guerra, Hulgo Costa, está contribuindo celeremente para o fim do seu grupo político na cidade. Por conta dos desmandos, está emergindo na oposição, quase como unanimidade, o nome de Haroldo Ferreira como futuro prefeito.

DNOCS TRABALHA NA ARMANDO RIBEIRO.

 foto da parede da barregem Armando Ribeiro
Itajá/Caraúbas - O engenheiro João Guilherme, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), informou ontem que os trabalhos para recuperar o paredão da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, devem ficar prontos nos próximos trinta dias. Havia enormes erosões no paredão da barragem geradas nos invernos de 2008 e 2009.
foto com era a parede do apanha-peixe
O Dnocs está concluindo também a recuperação do açude de Apanha-Peixe, em Caraúbas. Esse açude, que tem capacidade para armazenar 23 milhões de metros cúbicos de água, estava com a parede desgastada, devido aos invernos de 2004, 2005, 2008 e 2009. Segundo o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, esse açude nunca havia passado por reforma na parede.
foto da parede do apanha-peixe hoje
O paredão da Armando Ribeiro, na base, tem 220 metros de largura. É o maior reservatório do Estado. Já, quanto ao açude de Apanha-Peixe, a questão era mais urgente. Segundo Ademar Ferreira, a erosão destruiu quase completamente a parede do açude. No inverno de 2009, o açude por pouco não transbordou. Faltou pouco mais de um metro.

PRECISA DE MANUTENÇÃO
 
Além da Barragem Armando Ribeiro e Apanha-Peixe, também precisa de manutenção a Barragem de Umari, em Upanema. No inverno de 2009, a sangria da barragem levantou enormes blocos de cimento na parte de apoio do paredão de concreto. O trabalho de recuperação deveria ter sido feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.LEIA MAIS.

APROVADOS NO VESTIBULAR DA UERN 2011

Parabéns para os Felipenses aprovado no vestibula da UERN 2011 veja a lista!!!

Luriano Bezerra - Ciências Contábeis;

Arita Rayane - Ciências Contábeis;

Halisson Marinho - Música;

Clenílson Gurgel - Administração;

Pedro Balduíno - Ciências Econômicas;

Gleicigene Bezerra - Pedagogia;

Leonardo Menezes - Turismo;

Maspolly de Morais - Administração (Caraúbas);

Liédna Carla - História;

Thaíza Martins - História;

Alyne Amorim - Ciências Biológicas/Bacharelado.

Lista dos Aprovados na UERN Aqui.

AÇUDES DE TANGARÁ FORAM VISITADOS POR TÉCNICOS DO ESTADO.

O prefeito de Tangará, Jorge Eduardo, preocupado com o possível rompimento de açudes da região, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (24) com o secretário de Estado de Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez e com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas. Neste encontro, o prefeito relatou a situação dos açudes, que segundo ele, ameaçam romper.
Logo após a reunião, uma comissão formada por engenheiros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros e representante da Defesa Civil do município foram realizar uma vistoria no local, acompanhados pelo prefeito.
A vistoria foi realizada no açude Guarita, que sangrou na madrugada desta segunda-feira, e no açude Gaspar. Os dois reservatórios são abastecidos pelo Rio Trairi e pelo Rio do Chapado. De acordo com os engenheiros Otacílio de Freitas (SEMARH) e Flávio Madureira (DNOCS), medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o rompimento dos reservatórios, como a ampliação dos sangradouros e a colocação de lonas nas paredes dos açudes para evitar erosões. 

A prefeitura de Açu já viabilizou dois tratores, que se deslocaram para o local para realizar dessas medidas preventivas. “A situação é de normalidade, não há motivo para alarde. As medidas preventivas já estão sendo executadas” informou o Cel. Elizeu Dantas, ressaltando a importância do monitoramento constante nos dois açudes.

SECRETÁRIOS DA PREFEITURA DE CARAÚBAS/RN VISITARAM NOSSO DISTRITO.

DISTRITO DE SANTANA – Esteve neste sábado passado aqui em nossa comunidade o secretário de Obras de Caraúbas Keyoshe Tergino Junto com o mesmo o Vereador e secretário de Governo da Prefeitura de Caraúbas Edson Morais (Pelé); os mesmo estiveram atendendo um pedido da  comunitária Joana Dark,pois; Dark pediu ajuda aos Secretários que fosse Feito uma estrada que der acesso a zona Urbana da cidade de Caraúbas.
Estrada essa que só e usada no periodo de inverno, na gestão do ex-prefeito Eugênio Alves que tinha como secretário de Obras o Atual de hoje da Gestão Ademar Ferreira o Keyoshe Tergino ele foi quem deu inicio a está Obra de fazer esta estrada; para que no período de inverno uma comunidade do Porte como e nosso Distrito não venha fica ilhada sem ter pra onde ir.

Em contato com Joana Dark disse-me que esta visita dos Secretários a nossa comunidade já representa uma grande esperança, e ficou tudo certo para brevemente da inicio a restauração desta estrada que vai da acesso a zona urbana de Caraúbas/RN e Felipe Guerra/RN.

WALTER ALVES É O NOVO LÍDER DO PMDB NA AL.

Hoje pela manhã o deputado estadual Walter Alves foi escolhido por unanimidade o novo líder do PMDB na Assembléia Legislativa do RN. A escolha foi feita durante uma reunião dos deputados estaduais, juntamente com o presidente do diretório regional do PMDB, o deputado federal Henrique Alves. O partido possui hoje a maior bancada no legislativo potiguar com seis parlamentares.

GOVERNADORA RECEBE UNIVERSITÁRIOS DE TODO O PAÍS PARA O RONDON DO SERIDÓ.

A governadora Rosalba Ciarlini fez palestra, neste domingo, 22, em Natal, para 400 jovens, entre universitários e professores de todo o país. Eles vão ficar no Estado até o dia 07 de fevereiro, na Operação Seridó, do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.
Para vender institucionalmente o Rio Grande do Norte, a governadora não se limitou ao Seridó. Lembrou das praias de Natal e Costa Branca e que o Estado é responsável por 96% do sal consumido no Brasil; produz camarão, fruticultura irrigada, minérios como ferro e a Chelita, energia eólica, petróleo e gás natural.

Potencialidades que, na opinião da governadora, perderam mercado por falta de incentivo do governo do Estado. "Infelizmente nos últimos 8 anos, perdemos para o Ceará", declarou, se referindo à produção de camarão e friticultura, atividades que tiveram muitas empresas se transferindo para o vizinho Estado pelos incentivos fiscais ofertados. "Mas, esse quadro vai mudar", assegurou.
Embora tenha evitado falar da crise financeira do Estado, Rosalba foi obrigada a fazê-lo indagada por um professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre quais as prioridades para o turismo diante desse quadro. "Fui eleita com a proposta de mudança.

O tom de descontração usado pela governadora causou boa impressão aos visitantes. Os rondonistas aplaudiram Rosalba de pé. A informalidade estimulou muitos deles a fazerem perguntas à governadora sobre o que encontrarão nos municípios onde permanecerão nos próximos 15 dias com ações de saúde, educação e muitas outras de cidadania.  

MINISTRO PEDE QUE ESTUDANTES AJUDEM AO BRASIL QUITAR DÉBITO COM O NORDESTE.
Natural do Rio Grande do Sul, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, acha que o projeto Rondon é uma oportunidade para as regiões sul e sudeste quitaram a dívida social que têm com o Nordeste. "É um projeto de integração do Brasil. Precisamos superar as divergências regionais", afirmou Jobim.
 
Rosalba, aliás, aproveitou o discurso do ministro, para pedir apoio para o aeroporto de São Gonçalo. "Sei do seu interesse para que essa obra seja inaugurada", frisou, dizendo ter confiança que a presidenta Dilma Roussef também verá essa obra como imprescindível para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. 

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação Social

PROGRAMA ASSEMBLÉIA DE DEUS ESTÁ NO AR!!!

DISTRITO DE SANTANA – Ontem foi ao ar mais uma Programa Evangélico Assembléia de Deus, programa veiculado todos os sábado das 11:00 hs às 12:00 hs, denominado de (Assembléia de Deus está No ar) da Igreja Assembléia de Deus de Felipe Guerra/RN que tem como Pastor Ednaldo Domingues.
 
Esteve Participando o cantôr Marcio Azevedo da Cidade de Tibau/RN que cantou e levou sua mensagem aos ouvintes da FM Liberdade.

STTR DE APODI RECEBE VISITA DA COORDENADORA ESTADUAL DO MOVA - BRASIL

Na última Quinta-Feira (20 de Janeiro de 2011), o STTR de Apodi recebeu a visita da Coordenadora Estadual do Projeto MOVA - Brasil Eliane Bandeira e Silva e da Assistente Adiministrativa Edileuza de Macedo Barros.
 
Na oportunidade foi discutido a importancia da elaboração de um plano de Educação do Campo voltado realmente cobrir as necessidades daqueles que vivem no meio rural, tendo em vista que durante muito o trabalhador (a) rural tiveram o direito a Educação negado. O Projeto MOVA - Brasil se destaca pela sua metodologia de trabalho que tem como base a Pedagogia Freiriana, que visa além da educação promover a dignidade humana através da Cidadania.
 
O Projeto é fruto da parceria da PETROBRAS, IPF, FUP e parceiros locais como STTR de Apodi. Eliane Bandeira afirmou que: "é muito importante contar com a parceria de organizações que representam o Movimento social, como é o caso do STTR de Apodi, que demostra total interesse em educar pessoas que realmente necessitam desta educação libertadora trabalha pelo Projeto MOVA - Brasil". 
 
É o STTR trabalhando para a conquista de dias melhores para o Trabalhador e a Trabalhadora Rural.

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar