Recent News

NOTA À IMPRENSA!!!

         Em reunião ocorrida no último dia 24 de outubro entre o Governo do Estado e os representantes dos servidores da administração direta e indireta, ficou acordado o abono das faltas dos servidores grevistas (DETRAN, EMATER e FJA), caso a paralisação fosse suspensa até o dia 26 de outubro.

A reunião contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário chefe da Casa Civil, Anselmo Carvalho, e de representantes do Sindicato da Educação (SINTE); Administração Indireta (SINAI) e Sindicato dos Servidores Técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (SINTERN), dentre outros.

Ao final do encontro, o secretário Anselmo Carvalho alertou aos presentes que a folha de pagamento fechou no dia 20 de outubro. Os sindicatos comunicaram o final da greve após o fechamento da folha, como é o caso do Detran, que enviou o comunicado oficial no dia 27 de outubro. Não houve tempo hábil para o Governo enviar a contra-ordem e evitar o corte dos servidores faltosos, porque as informações para o banco devem ser enviadas com 48 horas de antecedência.

O secretário Anselmo Carvalho tranquiliza todos os servidores e comunica que será feito pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos um levantamento, junto aos órgãos, dos nomes dos servidores que tiveram desconto em seus salários, para elaboração da folha extraordinária, cuja data de pagamento será acertada com a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças.

Alexandre Mulatinho

EQUIPE DA CAERN ESTA EM FELIPE GUERRA NESTE MOMENTO.

DISTRITO DE SANTANA – Neste momento 11:00hs uma equipe da  CAERN visita o municipio de Felipe Guerra/RN, o gerente regional de Mossoró eng: Dr. Francisco Nehilton esta na CAERN colhendo algums dados problemática da àgua no município.

Daqui a pouco o mesmo vém até a nossa comunidade de Santana, para ver de perto como é o abastecimento de água da nossa comunidade; acompanhado o mesmo está Joel.


Joel que dias atrás esteve na capital do estado reivindicando do diretor-presidente da CAERN engenheiro Walter Gasi o causo que vive a cidade de Felipe Guerra.

JOEL CANELA PODERÁ FORMA CHAPA COM DR. CANINDÉ.

DISTRITO DE SANTANA – Logo após a entrevista que concedeu ao programa comunidade em debate com Joel Canela neste sábado passado 29; Dr. Canindé foi até o Bar das Galegas aonde lá iria acontecer um Churasco pra sua pessoa.
Aonde na oportunidade disse-me da possibilidade de Joel Forma chapa com o mesmo pra o próximo pleito,pois; as conversa vem acontecendo já há muito tempo, Dr. Canindé disse que iria volta mais vezes a comunidade de Santana e também ao programa. veja mais fotos.


INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE REVELA TALENTO JOVEM.

Natural do município altooestano de Doutor Severiano, a pouco mais de 24 km, ao oeste de Pau dos Ferros, a linda jovem Deisybel Oliveira- Bell Oliveira- , que completa idade nova neste fim de semana, está se revelando aos poucos com um dos maiores talentos na arte da música e da dança do interior do Rio Grande do Norte.

Logo adolescente revelou-se com um dos destaques no Grupo de Danças Mistura de Raças, da cidade de Doutor Severiano, oportunidade em que se apresentou em vários eventos dentro e fora do município, inclusive na Capital do Estado.


Vindo a residir na cidade de Caraúbas, para acompanhar a sua mãe, professora Risoleide Alves de Oliveira, supervisora na Escola Estadual Antonio Carlos, Deisybel Oliveira matriculou-se na Escola Estadual Sebastião Gurgel e é concluinte do Ensino Médio. Mas nem por ser dedicada aos estudos, com orientação e acompanhamento de sua mãe-professora, a jovem talentosa deixou de expressar sua paixão pela arte e pela música.

Atualmente Deisybel Oliveira integra o Grupo Dançart, que se destaca em Caraúbas e em todo o estado. Mesmo em casa, quer no seu inseparável computador (Notebook), ou para onde a convidam não deixou de exercitar sua tendência para a música e pela expressão corporal (Dança). “Não se esqueça de priorizar seus estudos minha filha”, sempre a aconselha a mãe-professora Risoleide.  


No ano de 2010, Bell Oliveira foi escolhida A mais Bela Voz caraubense e concorreu em Mossoró com 18 candidatos semi-profissionais e a sua colocação foi o 6º lugar com a música “Como os Nossos Pais”, tendo recebido elogios da crítica de Mossoró e do Estado do Rio Grande do Norte, que a aconselharam a prosseguir a sua tendência para música.


Com apenas 16 anos de idade atingidos neste fim de semana, Deisybel Oliveira- Bell Oliveira- pensa em adquirir equipamentos, violão ela já tem, e cantar em eventos da noite caraubense destinados às famílias e aos jovens. Caraúbas rende homenagem a este jovem talento e envia parabéns a Bell Oliveira, que está comemorando seu Nat entre famílias e amigos, desde sexta feira, 28, data do seu aniversário. 

Chico Costa

SHOW DE SOLTEIRÕES DO FORRÓ FOI CANCELADO.


DISTRITO DE SANTANA – Agora a pouco em contato com o Blog o empresário Brunno da Casa do forró; informava que devido o número de senhas vendido antecipada ter cido poucas a festa que iria acontecer hoje a noite no Bukeirão casa show com solteirões foi cancelada.

VEJA VIDEO DO MOMENTO QUE DR. CANINDÉ CONFIRMA SUA CANDIDATURA A PREFEITO.

PROGRAMA COMUNIDADE EM DEBATE COM O BEL. JOEL CANELA.

DISTRITO DE SANTANA – A FM Liberdade ao meio dia deste sábado (29), no programa comunidade em debate com o Bel. Joel Canela tendo a minha colaboração, foi apresentado mais uma vez o programa de maior audiência da Radiofonia Felipense.
Conforme anunciado esteve participando o médico Ginecologista Dr. Canindé de Freitas(PR); que foi candidato a prefeito na última eleição pelo(PSB); aonde veio anunciar a sua pré-candidatura pelo (PR) nas eleições do próximo ano.
Estava em sua companhia os Vereadores Ubiracy Pascoal(PR) presidente do Partido em Felipe Guerra/RN; e do suplente Felipe Gois(PR); e demais companheiros.
De inicio o  apresentador do programa disse da satisfação em apresentar um programa imparcial voltado aos interesse da Região, e que a rádio estava aberta a todos para difundir  em sua idéias. Falou da presença já confirmada do Gerente regional da CAERN de Mossoró Dr. Francisco Nehilton na segunda-feira(31) em Felipe Guerra para averiguar os problemas in loco do orgão; e tentarem a solução definitiva.
Dr. Canindé de Freitas externou vários temas entre os quais que era Pré-Candidato a Prefeito pelo partido da República, e que não descartava a repetição da chapa, tudo dependeria do povo; falou das necessidades de uma nova administração; falou das dificuldades logo após as eleições de 2008 e da sua ausência Física de Felipe Guerra.

Mais que estava voltando a sua residência muito em breve; e todos os dias tinha contato com o povo Felipense; quanto ao concurso em que foi aprovado no municipio, só foi chamado via justiça, e que a remuneração não dava condições de pagar as suas contas; portanto, tendo que pedir afastamento; e ainda discorreu vários assuntos correlatos.

No final do programa em parceria com a equpe da FM Liberdade doaram duas (02) cestas básicas as familias da região.

O agricultor Edimar do sítio Volta do Juazeiro-Caraúbas/RN, sendo representado pelo líder comunitário Alexandre.
A agricultora Vanúzia de Miguelin da Cidade Alta-Felipe Guerra/RN

OAB PROMOVE NESTE DOMINGO MAIS UMA EDIÇÃO DO EXAME DE ORDEM.

Bacharéis em direito fazem neste domingo (3) a primeira fase do V Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os locais de prova estão disponíveis no site da FGV Projetos, que organiza o exame. Na última quarta-feira (26), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) manter o exame da OAB como condição para o exercício da profissão.

A prova objetiva terá a duração de cinco horas, das 14h às 19h. Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase, dia 4 de dezembro, o candidato terá de redigir uma peça processual e responder a cinco questões, sob a forma de situações-problema. 

O resultado preliminar final será divulgado em 26 de dezembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2012, segundo o edital.

G1.com

GOVERNADORA PRESTIGIA V CONGRESSO ESTADUAL DE MULHERES EM NATAL.

A governadora Rosalba Ciarlini esteve na manhã deste sábado (29) no V Congresso Estadual de Mulheres, realizado em Natal. Com o tema “Mulher, Trabalho e Desenvolvimento”, o evento reúne cerca de 140 pessoas em torno do debate sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho, em especial na construção civil, ramo de atividade que será tema da campanha “Construção Civil também é lugar de mulher”, lançada hoje.

TEMPO REAL: PROGRAMA COMUNIDADE EM DEBATE.


DISTRITO DE SANTANA - Hoje sábado 29, conforme foi divulgado neste espaço a participação do Médico Dr. Canindé de Freitas no comunidade em debate; neste momento 12:40hs já está presente o mesmo, como também o Vereador Ubiracy Pascoal, lembrando que o blog mostrará todos os detalhes do programa de hoje em breve. aguardem.....

NOTA DE DESAPARECIMENTO.

Prezados amigos da Imprensa e leitores.
Segue informação de extrema importância e de utilidade pública que gostaria de compartilhar e contar com a colaboração de todos na divulgação.

Trata-se do desaparecimento, do jovem Túlio Cezar de Oliveira (21), residente no Sitio Pedrês, na Zona Rural, município de Caraúbas.

O jovem saiu de sua residência afirmando ir até a casa da mãe e até o momento não se obtém nenhuma noticia, o mesmo anda em uma bicicleta Monark, de cor vermelha.

Qualquer informação, por favor, ligar para qualquer um dos telefones abaixo:

9420-6509;
9461-0514;
3337-6068


Gratos !!!

Mariana.Com

AMANHÃ SÁBADO 29, AO MEIO DIA COMUNIDADE EM DEBATE.

Dr.Canindé Pré-Candidato a Prefeito de Felipe Guerra/RN
DISTRITO DE SANTANA - Amanhá sábado 29 de outubro, a FM Liberdade apresenta o comunidade em debate com Joel Canela, programa muito esperado por todos os ouvintes da Rádio,pois; amanhã o entrevista será o Médico Dr. Canindé, nome forte na Politica Felipense para o próximo pleito. todos convidados a sintonizar a FM .


EM MOSSORÓ, ROSALBA VISITA CANTEIRO DE OBRAS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.

“No lugar onde havia lixo e criminalidade surgirá algo para o futuro da juventude”. Essas foram as palavras da governadora Rosalba Ciarlini ao visitar o canteiro de obras do Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Mossoró, no conjunto Walfredo Gurgel, no Alto do São Manoel.
Atualmente, a obra orçada em R$ 5.502.965,59 está na fase de gabarito de locação, e posteriormente a área de 12.380 m² será cercada. Com a construção deste Centro de Educação, Mossoró ganhará um espaço onde os jovens poderão usar seu tempo em uma formação profissional voltada para as atividades profissionais da cidade.
Na ocasião da visita, Rosalba Ciarlini anunciou que seu desejo é que a obra seja entregue em 2012. Após a visita da Governadora, em reunião com a equipe técnica no canteiro de obras, a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, pediu agilidade na resolução de pendências que possam surgir, para que se possa atender ao desejo da governadora.

Alexandre Mulatinho

ROSALBA CIARLINI É HOMENAGEADA PELO ANIVERSÁRIO EM MOSSORÓ.

A governadora Rosalba Ciarlini foi homenageada na manhã desta quinta-feira (27), na chegada ao aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. Um bolo foi oferecido à líder do executivo estadual em celebração ao natalício, comemorado nesta quarta-feira (26). Na cidade, a governadora cumpre agenda administrativa, visita obras e participa de audiências com empresas da região.
Rosalba Ciarlini agradeceu a homenagem do Sindicato dos Taxistas, distribuiu bolo aos presentes e disse que “a comemoração do meu aniversário em Mossoró é tradicional, então me sinto muito feliz em estar aqui com todos vocês” declarou.

Na cidade, Rosalba Ciarlini anunciou a reforma do estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, a duplicação da RN 013, que une Mossoró a Tibau do Norte, e as reformas do terminal rodoviário Diram Amaral, do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), da área de lazer do Conjunto Abolição 1 e do Teatro Estadual Lauro Monte Filho.


A governadora esteve acompanhada por secretários de Estado da Comunicação, Alexandre Mulatinho; da Infraestrutura, Kátia Pinto; de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, Gilberto Jales, além da prefeita de Mossoró Fafá Rosado e da vice-prefeita, Ruth Ciarlini.


Alexandre Mulatinho

GOVERNADORA ANTECIPARÁ DISCUSSÃO COM BANCADA PARA EMENDAS AO OGU.

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou nesta quinta-feira (27) em Mossoró, que vai procurar a bancada federal para começar a discutir as emendas do Estado ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2012.
A intenção é antecipar os entendimentos para os grandes projetos como a duplicação da BR 304 (Natal/Fortaleza), infraestrutura turística para o pólo Costa Branca, além das áreas de saúde, educação e democratização do acesso à Internet. São 19 emendas para cada Estado, com indicações de deputados, senadores e governadores. “Os parlamentares vão indicar projetos importantes para o desenvolvimento do nosso Estado, mas queremos ouvi-los também para as emendas que iremos sugerir”, ressaltou a Governadora, 

        A Governadora vai estar em Brasília de 07 a 10 de novembro, acompanhada do secretário de Articulação com os Municípios, Esdras Alves, cumprindo audiência nos ministérios e conversando com deputados e senadores. Os entendimentos com os parlamentares serão iniciados pelas emendas individuais para o Plano Plurianual (PPA) de 2012 a 2015. O Governo já indicou a Barragem de Oiticica que terá investimentos de R$ 292 milhões e o projeto irrigado de Santa Cruz do Apodi, R$ 193 milhões. 

Alexandre Mulatinho

CAERN ANALIZA QUALIDADE DA ÁGUA.

Mossoró e mais 14 municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) na região Oeste passaram neste mês de outubro pela análise semestral de qualidade da água, coordenada pelo Laboratório Central da empresa estadual de saneamento. O resultado final deverá ser conhecido na segunda-feira, 31.

O trabalho leva em consideração a água presente em poços e adutoras que abastecem as cidades com o exame de 55 amostras coletadas pelos técnicos da Caern até o dia 12. Também integram esse levantamento científico as cidades de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino, Patu, Tibau, Triunfo Potiguar e Upanema.Leia Mais.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA NÃO TEM PREVISÃO PRA INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA EM CARAÚBAS/RN.

Na tarde desta segunda-feira passada(25), o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), juntamente com seu vice Alcivan Viana (PMDB), o presidente da Câmara Vinícius Amorim (PRB) e o Secretário de Governo, Edson Moraes (Pelé), se reunirão com o Secretário Estadual de Segurança, Aldair Rocha.

No encontro o prefeito do município oestano, mais uma vez foi cobrar melhorarias para a segurança pública. Caraúbas/RN é um município que hoje conta com cerca de 20 mil habitantes e faz divisa com outros nove municípios.


Além disso, a cidade conta com uma agência do Banco do Brasil, uma Casa Lotérica, está recebendo a instalação de uma agência do Banco Bradesco e também conta com uma agência dos correios que foi recentemente assaltada e que o bandido fugiu do local utilizando uma bicicleta.

Para o aumento no número do efetivo de policiais o Secretário disse apenas poder enviar mais homens para Caraúbas/RN, no próximo ano onde deverão serem destinados para o Oeste cerca de 500 homens. 


Mesmo não tendo trazido boas notícias para seu povo o prefeito avaliou como positiva a reunião, pois em sua opinião isso demonstra ao secretário a sua preocupação com a grave situação em que se encontra o seu município.

Assessoria de Comunicação

PROFISSIONAIS DA SAÚDE ALERTAM POPULAÇÃO SOBRE AVC.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é, no mundo, a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade, e a primeira no Brasil. Na esperança de diminuir esses números alarmantes, o Programa de Diagnóstico e Intervenção das Alterações do Sono, Cognitivas e Funcionais no Acidente Vascular Cerebral (PRODIAVC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) distribuirá cartilhas e esclarecerá dúvidas, na tentativa de conscientizar a população, no Praia Shopping, das 10h às 22h, durante este sábado (29), Dia Mundial de Combate ao AVC

O objetivo da campanha é colocar a luta contra o Acidente Vascular Cerebral como tema central da agenda global de saúde. “O tema [Um em cada seis] foi escolhido para destacar o fato de que no mundo de hoje, uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco”, alertou Pantoja. Ele também enfatiza: “não apenas o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas que os sobreviventes podem se recuperar totalmente e manter sua qualidade de vida com os cuidados e apoio adequados a longo prazo”.

A “Um em cada seis” propõe reduzir o impacto do AVC agindo em seis desafios básicos: conhecer os fatores de risco (hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto); ser fisicamente ativo e exercitar-se regularmente; mantendo uma dieta saudável; limitar o consumo de álcool; evitar o consumo do cigarro, e aprender a reconhecer os sinais de alerta de um derrame.

ACarta Comunicação

EDITAL DO CONCURSO PARA O INSS DEVE SER PUBLICADO NO DIA 23 DE DEZEMBRO.

O edital do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá ser publicado no dia 23 de dezembro. A informação foi transmitida pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, durante entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (27) ao programa “Bom Dia, Ministro”, da TV NBR. Ele acrescentou que inicialmente serão oferecidas 1.500 vagas para técnico do seguro social, de nível médio, e 375 para perito médico previdenciário, de nível superior. “Às 1.500 vagas de técnico deverão ser acrescidas 500 vagas. O número de peritos deverá chegar a 500”, complementou.

No programa desta quinta-feira, além de tratar sobre o concurso público, o ministro da Previdência Social falou a respeito de temas como a aposentadoria para donas de casa de famílias de baixa renda, a jornada semanal de 30 horas para servidores do INSS que atuam no atendimento nas agências, o Programa de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), as contas da Previdência Social e o combate às fraudes na Previdência. O programa “Bom Dia, Ministro” pode ser baixado, ouvido ou ter sua transcrição lida no endereço da internet http://www.ebcservicos.ebc.com.br/programas/bom-dia-ministro/programas.

No que se refere à dona de casa que pertence à família de baixa renda, o ministro informou que ela precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) - o mesmo do bolsa família – e ter renda de até dois salários mínimos para ter garantida a sua aposentadoria. Preenchidos esses requisitos e contribuindo mensalmente para o INSS com uma alíquota de 5% sobre o salário mínimo (R$ 27,25), ela garante alguns benefícios previdenciários.


“A dona de casa passa a ter direito a aposentadoria quando completa 60 anos de idade e 15 anos de contribuição. No caso de aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença é necessário um ano de contribuição. Para ter direito ao salário-maternidade, a dona de casa deverá ter contribuído durante dez meses. Já a pensão por morte e o auxílio-reclusão são garantidos após o primeiro pagamento”, informou o ministro Garibaldi Alves Filho. 

Everton Dantas 

PREFEITURA DE CARAÚBAS/RN, PREPARA INAUGURAÇÃO DE MAIS UMA OBRA.


Caraúbas - A Prefeitura Municipal de Caraúbas prepara mais uma inauguração. Desta vez será o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no dia 12 de novembro no Bairro Leandro Bezerra. O prefeito Ademar Ferreira destaca que existe mais de dez grandes obras em andamento e cinco que serão licitadas e iniciadas nas próximas semanas.

Também estão em obras o Estádio Municipal, creche modelo. Será inaugurada breve a Agência da Previdência Social e mais uma agência bancária na cidade. Recentemente o prefeito lembra que inaugurou um gabinete odontológico na comunidade de Marina e tem outras estruturas de saúde e educação iniciadas ou para iniciar na zona rural.

Na cidade, o prefeito quer começar nas próximas semanas as obras de mais dois Centros de Saúde, um no bairro Alto São Severiano e outro no Sebastião Maltez, assim como o Matadouro Público Municipal. “Precisamos lembrar que entregamos também o CAPS, que está prestando um grande serviço psicossocial aos caraubenses”, desta Ademar Ferreira.]

Para ampliar os serviços de saúde, a secretaria Juliana Fernandes e o prefeito Ademar Ferreira firmaram parceria com o Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva para realizar cirurgias. Os recursos para a maioria das obras são do Governo Federal. Mas para estes recursos chegarem, é preciso bons projetos e articulação política. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 10 milhões em obras no município. 
 
Com relação ao CRAS que será inaugurado no dia 12 de novembro, a Secretaria de Assistência Social Josilene Ferreira, informa que se trata de uma obra que vai beneficiar diretamente mais de 5 mil moradores do bairro, num investimento de R$ 153.997,21.  

O CRAS já funciona em um prédio no bairro, mas agora terá sua própria sede, mais ampla, com acessibilidade adequada para portadores de necessidades especiais. A estrutura, conforme a secretaria Josilene Ferreira, terá equipe treinada para atender a população, além de um Psicólogo e um Assistente Social.  

Leysson Carlos
© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar