Recent News

Agripino será coordenador geral da campanha de Aécio Neves

 
O senador José Agripino, presidente nacional do Democratas, será o coordenador-geral da campanha do candidato tucano Aécio Neves (MG) à Presidência da República. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) durante a Convenção Nacional do Democratas, em Brasília (DF), que contou com a presença de Aécio Neves. O PSDB também anunciou o senador Aloysio Nunes (SP) como vice de sua chapa presidencial.  

Segundo Agripino, a escolha de seu nome para a coordenação geral da campanha de Aécio é consequência natural de uma aliança ideológica construída ao longo dos anos.  “Ninguém mais do que eu e Aécio discutimos o Brasil de norte a sul, leste a oeste. Há meses venho discutindo com ele o que fazer por Rondônia, São Paulo, pela Bahia, a montagem das chapas, a discussão de quem é quem. Então, essa coordenação é uma coisa mais ou menos natural pelo exercício das conversas entre mim e ele”.
Agripino disse ainda que sua função será exercida em unidade. “Vai ser uma tarefa realizada a várias mãos, mas na base daquilo que construímos até agora. Continuar uma tarefa que será feita por ele e por mim e que tem o mesmo objetivo que é ganhar a eleição.”

O presidenciável tucano destacou a importância do papel de Agripino para o sucesso da sua campanha no Nordeste. “O senador José Agripino terá um papel importante em todo o Brasil, em especial no Nordeste, pelo conhecimento que tem da região, pela altíssima credibilidade e autoridade política que tem. Essa é uma chapa construída a partir de conversas amplas, que não inclui apenas o PSDB. O Democratas é nosso partido irmão.”, disse o candidato Aécio Neves.

O evento contou com a presença de várias lideranças políticas como o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), os senadores Jayme Campos (DEM-MT) e Aloysio Nunes (PSDB-SP), e os deputados federais Mendonça Filho (DEM-PE), Felipe Maia (DEM-RN), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), Júlio Campos (DEM-MT). 

A convenção homologou o apoio do DEM à coligação tucana, formada pelo PSDB, DEM, SDD, PTB, PMN, PTN, PTdoB e PTC. 


MPF recebe novos procuradores no Rio Grande do Norte

Quatro novos procuradores da República já estão atuando no Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte. O grupo se junta a outros 12 que representam o MPF nas cinco unidades da instituição em território potiguar: a Procuradoria da República no RN (localizada em Natal) e as procuradorias da República nos Municípios (PRMs) de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Assu.

Na PRM Mossoró irá atuar Aécio Tarouco, vindo da PRM de Redenção (PA); enquanto para Caicó foi designado Bruno Lamenha, que tomou posse no cargo de procurador da República em maio deste ano. Da mesma forma, a PRM de Pau dos Ferros será a primeira lotação do procurador Antônio Marcos de Jesus; e a PRM Assu a primeira de Victor Queiroga.

As vagas foram abertas com a remoção de outros procuradores. Clarisier Azevedo saiu da PRM Caicó para a capital do estado. Também vieram para Natal os ex-integrantes da PRM Mossoró, Fernando Rocha e Victor Mariz. Já na PRM Assu, Emanuel de Melo Ferreira foi removido para a unidade da Capital do Oeste. Em Natal, o procurador Fábio Venzon foi promovido a procurador regional da República e passou a trabalhar na Procuradoria Regional da República da 5ª Região, em Recife. Já Ronaldo Pinheiro foi removido para a Procuradoria em Mato Grosso.



Blogueiro Salomão Medeiros Assiste ao jogo da Seleção Brasileira na casa da empresária Iolanda Costa.

Neste último Sábado, 28 de Junho, foi mais um dia de emoções na copa do mundo, em um jogo que deixou todos os brasileiros todos nevosos, entre Brasil x Chile, na casa da empresária Iolanda Costa ela recebeu amigos e admiradores e correligionários para acompanhar o jogo.

Quem esteve por e até posou pra Foto com Iolanda Costa, foi o Blogueiro da nossa cidade, Salomão Medeiros, que tem seu Blog com o Próprio nome, Salomão fazia parte do grupo que hoje comanda a nossa cidade, mais por motivo de um desentendimento não faz mais parte deste grupo.

Salomão como estava muito bem à vontadade na residência de Iolanda, dava pra ver que já existe uma certa infinidade entre o Blogueiro com a empresária Iolanda Costa,Resta saber se o companheiro e Blogueiro Salomão irá mesmo entra de vez no grupo da oposição felipense.
No final de mais um Jogo da Seleção Brasieleira, aonde o Brasil garantiu sua classificação para as quartas de finais nos pênaltis, a empresária já lançou o convite para sexta-feira mais um encontro na sua residência para acompanhar o jogo do Brasil X Colombia.


Final de semana de João Maia foi de adesões e de contatos políticos

O final de semana do candidato a vice-governador João Maia (PR) foi de muitas adesões a chapa Henrique, João Maia e Wilma, e a candidatura da médica Zenaide Maia (PR) a deputada federal. Uma delas foi a do presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Entidades de Deficientes Físicos, Décio Santiago e sua esposa Edna Santiago, que é suplente de vereadora em Caicó e coordenadora da Luta pelas Mulheres na região do Seridó.

Outra adesão foi de um expressivo grupo político de Patu, integrado pelo Major Eduardo Leão e sua esposa Dra. Socorro Bandeira, a ex-vereadora Margarida Maria e seu esposo João Nascimento, além de Magda Godeiro. Todos reafirmaram o apoio à candidatura da médica Zenaide Maia. “Votar em Zenaide é votar em alguém que a gente sabe que é capaz, e que pela sua história de vida, jamais decepcionará o povo potiguar em Brasília”, disse a ex-vereadora Margarida ao justificar seu apoio. 

Da reunião com lideranças de Patu, ainda participaram a presidente do PR Mulher, Shirley Targino, a própria Zenaide Maia e o candidato à reeleição, deputado estadual George Soares (PR). No final da manhã do domingo (30) o deputado João Maia ainda recebeu em seu apartamento o casal Leonardo Nogueira e Fafá Rosado, respectivamente candidatos a deputado estadual e federal, pela coligação da qual o candidato a vice integra.

Líderes do PT, PSD e PCdoB elogiam chapa Robinson, Fátima e Fábio

Representantes dos partidos que integram a coligação de apoio à Robinson Faria (PSD) para o Governo e Fátima Bezerra (PT) para o Senado demonstram convicção no que diz respeito à vitória. “A minha posição é muito clara e objetiva: Robinson e Fátima, juntos, abre-se a possibilidade de derrotar o acordão. No outro palanque está o continuísmo, pois a mudança está aqui”, declara o presidente do diretório municipal do PT, Juliano Siqueira.

O sentimento é compartilhado pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Para ele, existe na população uma ânsia por mudança. “Lá é um acordão, um arrumado para divisão de cargos e manutenção dos espaços entre eles”, diz o parlamentar. “Vemos claramente o desejo da sociedade potiguar por mudanças”.

Para o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), o cenário na atual disputa pode ser comparado com sua própria eleição, quando derrotou as mesmas forças que hoje estão unidas na disputa pelo governo. “Apesar de nosso palanque não ter sete ex-governadores, como do outro lado, nós temos mais qualidade. E a proposta é governar com o povo e não com os caciques”, afirma. “Aconteceu em Mossoró quando quebramos um paradigma de mais de 50 anos e em Ipanguaçu. Então acredito que vai ecoar em todo o Rio Grande do Norte o recado que demos em Mossoró e em Ipanguaçu”, afirma Francisco Júnior.

Na opinião do ex-prefeito de São Miguel, médico e candidato a deputado estadual, Galeno Torquato (PSD), a coragem e a determinação de Robinson Faria são importantes, pois garantiu apoios decisivos. Ele afirma que o adversário acreditava que não teria concorrência. “Ele pensava que ia ganhar por WO, achando que com tantos ex-governadores no seu palanque, não teria adversário. Mas é um palanque pesado, não tem apelo popular”, salienta.

Para o presidente do diretório municipal do PCdoB em Natal, vereador George Câmara, a união de Robinson e Fátima é a chapa capaz de reproduzir no Estado as mudanças implementadas no plano nacional pela presidente Dilma, caso reeleita. ”Não basta dizer que está com Dilma. É preciso coerência e quem mais representa essa reprodução das mudanças, esse alinhamento nacional, é a chapa de Robinson e de Fátima”, diz George.

Crime de homicídio na zona rural de Governador Dix-Sept Rosado

Um crime de homicídio por arma de fogo foi registrado na noite deste domingo no Assentamento Mororó,localizado as margens da BR 405,na zona rural de Governador Dix Sept Rosado.

A vítima identificada como Aldenir Nobre de Oliveira 32 anos de idade, natural de Catolé no Rocha no Estado da Paraíba, foi alvejado com cerca de cinco disparos de arma de fogo e morreu na sala de sua residência.

Segundo informações prestadas à polícia por testemunhas, a vítima estava em casa com a esposa, um filho menor de idade e dois amigos quando os indivíduos chegaram em um veiculo,se aproximaram da casa,chamaram Aldenir e quando este veio atender o chamado foi alvejado cinco vezes.

Veja mais fotos de Torcedores reunidos para acompanhar mais uma vitória do Brasil.

Felipenses vai as ruas pra comemorar a vitória do Brasil

Mais detalhes já já.

Na Torcida Pelo Brasil e você aparece aqui, Mande suas fotos para nosso Site.

Tire sua foto com a sua galera vendo o Jogo do Brasil, a foto pode ser com seus Amigos(a), esposa(o), Namorado(a), pai ou sua Mãe, mande pra o nosso Site através do nosso WhatsApp ou Facebook, envie suas fotos logo após o jogo da seleção brasileira.

Whatsapp: 9954 - 5958
Facebook: Edivaldo Barboza
E-mail: edivaldobarboza_@hotmail.com

Candidato a governador, Henrique diz que é hora de olhar para frente

O deputado federal Henrique Alves foi homologado candidato ao governo do estado em convenção eleitoral realizada pelo PMDB nesta sexta-feira (27), no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

“Graças a Deus e à vontade do povo chegou a hora do Rio Grande do Norte. É como se eu estivesse vendo um filme passar nos meus olhos, como tudo começou, em 1960, quando meu pai veio governar o Rio Grande do Norte. Ele fez o governo que até hoje as pessoas se lembram do governo e o do líder Aluízio Alves”, disse Henrique falando pela primeira vez como candidato.

O candidato disse que não ficará olhando para trás, e sim para frente. “O passado é aprendizado e cicatrizes que o corpo deve ter pelas lutas, mas nenhuma cicatriz na alma que está aberta de amor ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou. E acrescentou: “Como jovem, tive que aprender a conviver com a violência da ditadura. Resisti. Alegrias e tristezas, medos e coragens. Hoje meu maior desafio, minha maior saudade, meu maior compromisso. Tenho orgulho da minha vida pública.”

Henrique lembrou que está no 11º mandato consecutivo de deputado. Agora, presidente da Câmara Federal. “Os deputados federais sabem que o Henrique que mereceu os votos para ser presidente da Câmara é o mesmo que está aqui lutando para ser governador. Eles não ouviram de mim nada ofensivo, pois só fala mal dos outros aquele que não tem coisa boa para falar de si mesmo”.

O deputado criticou a situação da saúde e segurança do estado. “Para mudar isto tem uma coisa que eu aprendi: eleição é do bem, é para unir responsabilidades. Uma boa gestão tem que ter antes uma boa política. E é por isto que estou aqui com tantos”, disse.

Henrique afirmou que tem a ética como regra, transparência como exemplo e valorização do servidor público como exemplo. “Tem que cuidar bem do homem da cidade e do homem do campo.” No final do discurso, pediu desculpas por possíveis radicalismos do passado a antigos adversários políticos.

Homologada candidata ao senado na convenção do PSB, no mesmo local, Wilma de Faria disse que era um dia de muita emoção para ela. Lembrou que é a 8ª vez que disputa cargos. “Uma convenção nunca vista na história do Rio Grande do Norte, de muitas cores. Henrique nestes anos cresceu muito. Foi durante seis anos líder do PMDB. Depois presidente da Câmara, onde dá um show colocando pautas que estavam paradas há muito tempo. A pessoa que terá capacidade de mudar o Rio Grande do Norte é você Henrique”.

O candidato a vice-governador, João Maia, do PR, afirmou que Henrique se preocupa com o plano de governo, trabalhando muito. “Henrique estamos trabalhando para definir o que vamos fazer durante todos os quatro anos de governo, a cada dia”, disse.

O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, elogiou a capacidade de Henrique em unir. “Hoje está sendo visto a festa do Rio Grande do Norte. As pessoas sabem que você poderia se reeleger deputado federal e presidente da Câmara Federal, isto com facilidade. Aqui ninguém abre mão de suas convicções, mas todas querem um futuro melhor para o RN. Eu farei tudo para que as pessoas votem em você. Quando você era adversário meu e da governadora, você ia comigo a todos os locais de Brasília para conseguir recursos para o RN”, testemunhou.

O ministro da previdência social Garibaldi Filho disse que as cores que ali estavam estampadas representam o futuro do Rio Grande do Norte. “Estão reunidas todas as forças políticas e o estado precisa de um governador com a qualidade de Henrique Eduardo Alves”. O prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) reafirmou seu apoio a Henrique e disse saber que o governo do estado estará de mãos dadas com a cidade de Natal. 

Ao todo, 18 partidos estão na coligação “União pela Mudança”: PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN.

PROS homologa candidaturas e confirma apoio a Henrique, Wilma e João Maia

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) realizou hoje (27) a primeira convenção de sua história no Rio Grande do Norte. No evento, ocorrido no ginásio Nélio Dias, a sigla homologou 12 candidaturas ao Legislativo nas eleições deste ano. Destaque para a do vereador de Natal, Rafael Motta, presidente estadual do partido e candidato a deputado federal.

Além disso, o PROS confirmou também o apoio as candidaturas do

presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, a governador do Estado; da ex-governadora do RN, Wilma de Faria, do PSB, a senadora; e a do deputado federal João Maia, do PR, a vice-governador. Os três, presentes ao Nélio Dias, onde também tiveram suas candidaturas confirmadas, foram elogiados por Rafael Motta durante o discurso dele.

“Tenho certeza que o lado da competência e da vitória está aqui. Tenho certeza que todos nos unidos fortaleceremos o nosso Estado”, afirmou Rafael Motta, ressaltando que a união dos 18 partidos ao redor do nome de Henrique Alves fará o Rio Grande do Norte sair da crise e reencontrar o desenvolvimento. “Quero colocar o meu nome para o julgamento popular, para ser um soldado do povo na Câmara Federal assim como sou na Câmara Municipal de Natal, onde fui considerado o vereador mais atuante em 2013”, relembrou Rafael Motta, também durante o discurso.
Antes de subir ao palanque, Rafael Motta foi homologado como candidato a federal pelo PROS, assim como a Irmã Vera. Para deputado estadual, o partido lançará Albert Dickson, Francisco José, Kaline Gomes, João de Beguinho e Maria Nazaré, além dos candidatos a reeleição Gilson Moura, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa e Ricardo Motta, atual presidente da Assembleia Legislativa do RN. “O PROS hoje se encontra ao lado da sinceridade, da honestidade e do compromisso com o povo do Rio Grande do Norte”, ressaltou Rafael Motta.

Henrique lidera no Ibope com 15% à frente de Robinson

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), lidera a disputa para o Governo do Estado com 15 pontos de vantagem sobre o vice-governador Robinson Faria(PSD), segundo a pesquisa Ibope/96 FM,  divulgada no final da manhã desta sexta-feira(27). Levantamento ocorreu entre 22 e 25 de junho.

No primeiro levantamento realizado pelo Ibope no Rio Grande do Norte sobre as eleições de 2014, Henrique aparece com 36% da preferência dos entrevistados, enquanto Robinson Faria está com 21 pontos percentuais. Simone Dutra(PSTU), tem 2% e Robério Paulino do PSOL aparece com um ponto.

O candidato Araken Farias não foi citado. Não responderam ou disseram não saber em quem votar, 11% dos entrevistados enquanto 27% afirmaram votar em branco ou nulo.

O Ibope também quis saber se, independente da intenção de voto, quem o eleitor acredita que será o futuro governador do Rio Grande do Norte. Para 45% dos entrevistados, será Henrique Alves, enquanto 20% citaram Robinson Faria, 1% Simone Dutra e 1% Robério Paulino. Henrique Alves lidera por grau de escolaridade, renda familiar e faixa etária e na ampla  maioria das regiões.  

O Ibope também mediu a rejeição dos candidatos a governador e o resultado foi o seguinte: Araken Farias (26%), Robinson Faria e Robério Paulino(25%), Henrique Alves(24%), Simone Dutra(13%). Onze por cento disseram "poder votar em todos" e 27% não responderam ou disseram que não sabem em quem votar.

Para o Senado, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) está em primeiro lugar com 39% dos votos contra 29% da deputada federal Fátima Bezerra(PT). Roberto Ronconi do PTC tem 3% e  Ana Célia do PSTU aparece com dois pontos. Segundo o Ibope, 20% votarão em branco ou nulo e 8% não souberam responder ou não sabem.

A rejeição para o senado está assim: Ana Célia(30%), Fátima Bezerra e Roberto Ronconi (26%) e Wilma de Faria(25%), enquanto 6% afirmaram que podem votar em todos e 26% não souberam ou não responderam.

O Ibope ainda pesquisou a intenção de voto para a Presidência da República e Dilma Rousseff lidera com folga (51%), contra 10% do senador  Aécio Neves(PSDB) e 8% do ex-governador de Pernambuco  Eduardo campos(PSB). O Pastor Everaldo tem 3% e José Maria, um por cento. Outros candidatos somaram 2%. Brancos e nulos totalizaram 19% e 7% não sabem ou não responderam.

A pesquisa avaliou a administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). O índice de desaprovação em todo o Estado é de 79% enquanto 17% aprovam Rosalba. Cinco por cento não sabem ou não responderam. Para 1%, a administração estadual vem sendo ótima, 6% consideram boa, 12% ruim e 58% acham péssima.

De acordo com o Ibope, o trabalho da presidente Dilma Roussef é aprovado por 64% dos potiguares, para 32% de desaprovação. A gestão Dilma alcançou índice de 10% de avaliação ótima, 35% de boa, 35% de regular, 5% de ruim e 14% de péssima.

A pesquisa Ibope/96 FM  está registrada no Tribunal Regional Eleitoral(TRE), sob o protocolo No RN -00005/2014 e no TSE pelo protocolo BR-00185/2014. Foram entrevistadas 812 pessoas, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.  Segundo o Ibope, quando há caso em que a soma dos percentuais ultrapassa 100%, o motivo é arredondamento ou múltipla resposta.


GRÁFICOS


GOVERNADOR

HENRIQUE ALVES - 36%
ROBINSON FARIA - 21%
SIMONE DUTRA - 2%
ROBÉRIO PAULINO - 1%
NÃO SABE/NÃO RESPONDEU  -11%
BRANCO/NULO - 27%
 

QUEM SERÁ O FUTURO GOVERNADOR

HENRIQUE ALVES - 45%
ROBINSON FARIA - 20%
ARAKEN FARIAS - 1%
ROBÉRIO PAULINO - 1%
SIMONE DUTRA - 1%
NÃO SABE/NÃO RESPONDEU - 32%

 
REJEIÇÃO/GOVERNADOR

ARAKEN FARIAS - 26%
ROBINSON FARIA - 25%
ROBÉRIO PAULINO - 25%
HENRIQUE ALVES - 24%
SIMONE DUTRA  - 13%
PODERIA VOTAR EM TODOS - 11%
NÃO SABE/NÃO RESPONDEU - 27%


SENADO

WILMA DE FARIA - 39%
FÁTIMA BEZERRA - 29%
ROBERTO RONCONI - 3%
ANA CÉLIA - 2%
BRANCO/NULO - 20%
NÃO SABE/NÃO RESPONDEU - 8%

 
REJEIÇÃO/SENADO

ANA CÉLIA - 30%
FÁTIMA BEZERRA - 26%
ROBERTO RONCONI - 26%
WILMA DE FARIA - 25%
PODERIA VOTAR EM TODOS - 6%
NÃO SABE/NÃO RESPONDEU - 26%

PRESIDENTE DA REPÚBLICA
DILMA ROUSSEFF- 51%
AÉCIO NEVES - 10%
EDUARDO CAMPOS - 8%
PASTOR EVERALDO - 3%
JOSÉ MARIA - 1%
OUTROS - 2%

BRANCO/NULO - 19%

NÃO SABE/NÃO RESPONDEU - 7%


GOVERNO ROSALBA CIARLINI

APROVAÇÃO

APROVA - 17%
DESAPROVA - 79%


AVALIAÇÃO ADMINISTRATIVA

ÓTIMA - 1%
BOA - 6%
REGULAR - 21%
RUIM - 12%
PÉSSIMA - 78%

NÃO SABE/NÃO RESPONDEU – 2%

Candidatura de Henrique Alves terá 18 partidos coligados

A coligação encabeçada pelo deputado federal Henrique Alves, que será lançado candidato ao governo do estado em convenção nesta sexta-feira (27), reunirá 18 partidos. O último a ser integrado à aliança foi o PTN. Na tarde desta quinta-feira (26), o presidente do partido, Francisco Canindé Alves, confirmou o apoio durante encontro com Henrique.

Formarão a coligação os seguintes partidos: PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN.


A convenção do PMDB será realizada nesta sexta-feira, dia 27, no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. O partido conta com a participação de 5 mil convidados, entre eles os mais de 2 mil filiados. Às 16h, Henrique Alves pronunciará seu discurso.

“A convenção marca o início de uma nova missão. Vamos dar continuidade à luta que sempre travamos pelo bem do Rio Grande do Norte, mas agora na condição de candidato a governador. A união de forças será respaldada pelos nossos filiados, sempre respeitando o processo democrático”, afirma Henrique Alves.

A coligação terá o deputado federal João Maia (PR) como candidato a vice-governador e a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) como candidata ao Senado.


Encontro em Felipe Guerra discute mobilização e acesso ao RN Sustentável

Felipe Guerra- Agricultores familiares, associações comunitárias, dirigentes sindicais, o Coordenador Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)-RN, Alberto Hudson, Secretário Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente e equipe e o representante do Poder Legislativo vereador Ubiracy Pascoal (PR), estiveram reunidos no Iº Encontro Municipal de Mobilização do PNCF e Regularização Fundiária, no contexto do RN Sustentável. 

O mobilizador do Projeto RN Sustentável no estado, Teófilo Fernandes, juntamente com o Secretário Fernando Morais informam que o objetivo deste importante encontro foi para analisar, discutir e propor estratégias de divulgação e mobilização dos agricultores familiares para o acesso aos programas de Crédito Fundiário (PNCF) e de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCTRF) no Rio Grande do Norte. 

Fazem parte desta mobilização ainda a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), em parceria com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA). 
 
O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a partir das 14 horas, de ontem, dia 25, e os debates como temas as novas regras de financiamento do PNCF; Regularização fundiária de imóveis da agricultura familiar; o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Política Nacional de Produção Orgânica e Agroecológica. 

Terra Os programas PNCF e de Cadastro e Regularização Fundiária são geridos pela Secretaria de Reordenamento Agrário e executados por meio de parcerias e convênios com o estado do Rio Grande do Norte. 

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ou Crédito Fundiário – como é conhecido no meio rural - é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Complementar à reforma agrária, ele permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação. 

Além da terra, o financiamento – que tem juros e prazos bem acessíveis - disponibiliza recursos para infraestrutura básica e produtiva, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

Desde sua implantação, em 2003, o PNCF já beneficiou mais de 132 mil famílias de agricultores potiguares, num investimento de R$ 150, 844 milhões. 


ASSECOMPFG-Chico Costa

Programa Clube do Brega em Felipe Guerra Sábado.

Após as emoções do Jogo Brasil x Chile Teremos a Transmissão ao Vivo pela Rádio Vale do Apodi AM, Frequência 1.030 KHW, a Caravana do Clube do Brega de volta em Felipe Guerra direto da Churrascaria Amorim, Você não pode perder o Melhor Programa Brega ao Vivo.

Prefeito de Felipe Guerra confirma participação na convenção do PMDB e junto com ele poderá levará 6 vereadores.

Dentro só de alguns instante dará início a convenção do PMDB em Natal, convenção quer homologará o nome de Henrique Alves para Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da cidade de Felipe Guerra várias caravanas está marcará presença tanto da Situação quanto da Oposição.

O grupo da Situação liderado pelo Prefeito Haroldo Ferreira, já está mais do quer confirmada a presença na convenção, além do prefeito que já confirmou presença, o grupo poderá levar 6 vereadores. 

O presidente da Câmara de Vereadores de Felipe Guerra, Salomão Gomes(PR) e o Vereador Ubiracy Pascoal(PR) vão participar da convenção do seu Partido que acontece também hoje, e posterior também estarão participando da convenção do PMDB que formara chapa com o PR.



PREFEITURA DE CARAÚBAS E PRONATEC GARANTEM MAIS 70 ALUNOS EM CURSOS DESTINADOS AO CAMPO

Novas turmas foram iniciadas na parceria da Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN com o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e do Emprego . A apresentação dos alunos aconteceu nesta quarta-feira (25), na Casa do Idoso “Amantes das Caraubeiras”, no centro da cidade, e contou com a presença de representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais, da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, e integrantes do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, instituição responsável por aplicar o curso.
Desta vez, os cursos ministrados serão voltados para o homem do campo. São 40 alunos no curso de Horticultor, sendo uma turma no centro da cidade e outra na comunidade de “Cachoeira”, e 30 alunos no curso de Forragicultor, recebendo aulas na “Volta do Juazeiro” e no “Santo Antônio” na zona rural de Caraúbas.
O Horticultor é responsável pelo cultivo de hortaliças, plantas medicinais, condimentares e ornamentais, prática rentável que podem ser produzidas em pequenos quintais instalados na própria casa. Já a função do Forragicultor é a produção de plantas para a forragem, que servem pala a alimentação dos animais, muito importante em regiões secas tendo em vista a necessidade  de armazenamento do alimento para o período de estiagem.
Em sua apresentação, a equipe do SENAR, formada pela subcoordenadora, Débora Fonseca, e pelo gestor de projetos, Diego Holanda, tiraram dúvidas e mostraram como terá seu funcionamento, além preencher documentações e entrega do fardamento aos alunos.
Segundo a coordenadora do PRONATEC em Caraúbas, Isabel Mota afirmou que as aulas acontecem de segunda a sexta, em um período de 8 semanas, com duração de 4 horas cada dia, totalizando 160 horas de curso.
Através da parceria entre PRONATEC e administração municipal, Caraúbas recebeu somente este ano 11 turmas que totalizam mais de 250 cidadãos bem capacitados e prontos para o mercado de trabalho.

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar