Recent News

Reunião discutiu melhorias para a Lagoa do Apanha-Peixe

Os agricultores, pescadores e população em geral das comunidades que envolve o entorno da Lagoa do Apanha Peixe entre os municípios de Apodi, Caraúbas e Felipe Guerra, convidaram os prefeitos dos três municípios para discutir uma ação em conjunto na parede do açude, fazendo com que a água do rio Umari possa chegar com maior intensidade no reservatório. O açude está entre os três municípios, com maior parte no município de Caraúbas.
O ano passado a pedido dos irmãos Solimar e Solon Regalado melhoramos parte dessas reivindicações, naquela oportunidade também esperávamos o apoio dos outros dois municípios, mas só apareceu as máquinas de Apodi. Na reunião de hoje, novamente nós comprometemos desta vez com duas Caçambas e o Trator de Esteira, deixei claro aos amigos presentes dos três municípios que só começará os serviços com a presença das máquinas dos três municípios. disse Flaviano.
Esteve presente o empresário e articulador político da cidade de Caraúbas, Ferreirinha Junior, acompanhado de Vereadores e assessores e secretários da prefeitura da cidade de Caraúbas.
 
Dos prefeitos convidados apenas o prefeito de Apodi estava presente, além de Vereadores de Apodi e Caraúbas. Entendo a importância da obra para o fortalecimento da agricultura no vale do Apodi, mas só com a união dos três municípios teremos condições de resolver este problema.



Fonte: Informações: ASCOM PMA, Fotos Maspolly Morais Colaborador do Site

O site parabenizar o Jornalista Chico Costa pela passagem do seu aniversário

Hoje quero aqui parabenizar uma pessoa especial que vem colaborando já a muito tempo com o nosso site, o amigo companheiro e Jornalista Francisco Costa, o conhecido por Chico Costa, parabéns amigo que essa data possa se repetir por vários anos.

Muitas felicidades...

Breve matéria completa e especial sobre sua vida aqui em nosso site.

Braz Costa sente-se mal na detenção e é internado com dores no peito em Apodi

O ex-prefeito de Felipe Guerra, Braz Costa (PMDB), foi internado neste sábado (29/11) no Hospital Regional de Apodi após sentir fortes dores no peito. Ele chegou ao local durante a madrugada.
O peemedebista passou por exames e ficou sob observação até ás 14h, quando teve sua internação determinada pelo médico de plantão.
Segundo a assistência social da unidade, Braz Costa deu entrada com fortes dores torácicas e pressão alta. Após ser submetido a um eletrocardiograma durante a manhã, foi constatado problemas cardíacos.
O ex-gestor passará por mais três exames que possibilitará o julgamento do seu estado de saúde. O mais complexo, uma troponina cardíaca, será realizado durante a noite com o objetivo de avaliar se houve infarto do miocárdio ou outra lesão cardíaca.
Ao SOS Notícias do RN, Braz contou que já se sente bem e que sofre apenas dores de cabeça. Ele confessou ainda que acredita que seu internamento foi provocado “por questões de emocionais”.
Braz Costa estava detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi quando se sentiu mal. O ex-prefeito teve a prisão decretada pela Justiça durante a tarde de sexta-feira (28), ao ser considerado culpado em cinco processos na Comarca de Apodi, em função de vários crimes graves que praticou como gestor municipal no período de 2005 a 2011.
Durante o seu internamento, Braz Costa segue escoltado por um agente penitenciário. Não há previsão de alta do paciente.
Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN

174° Crime de Homicídio em Mossoró, mototaxista é executado com vários tiros

 
A Polícia Militar registrou na noite de sábado 29 de novembro de 2014,mais uma morte violenta em Mossoró,no Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu por volta das 21h40min,na Rua das Flores de laranjeiras,no Parque das Rosas do Santa Delmira,onde foi vítima a Pessoa de Alcimar Marcos da Silva de 40 anos de idade,morador da rua Santa Izabel,no Conjunto Promorar.

Populares informaram à Polícia,que a vítima conduzia sua motocicleta,quando foi perseguido por elementos não identificados e que quando chegou na esquina da rua das Flores de Laranjeiros foi alvejado. Segundo moradores do local,foram ouvido cerca de 10 disparos.

Uma equipe de socorristas do Samu ainda foram ao local,mas quando chegaram a vítima já estava em óbito.A Polícia Militar isolou o corpo,que após a chegada da equipe do Itep,foi removido para a sede do órgão,onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.

Familiares informaram à Polícia Civil,que Alcimar trabalhou durante muito tempo como Garçon no Bar do Trevo,mas atualmente estava execendo a profissão de Moto-Taxista naquela região e que não tinha inimigos.

População Santanense sofre com falta água

Os moradores da pacata comunidade de Santana vem sofre com a falta de água já a quase 5 dias, esse ano esse tipo de prego na bomba que abastece a comunidade já deu por várias vezes, alguns moradores tem que se virar de todo jeito para arruma água para o seus consumo.

Além da Bomba vim frequentemente dando problema na mesma, veja pela foto acima o estado em que se encontra o reservatório que abastece a comunidade de Santana, hoje a água do principal poço da comunidade de Santana está sem  condições de fornece água saudável,pois; já foram feitos diversos exames e constatou que as água do poço da nossa comunidade não está adequada para o consumo humano.


Prefeitos de Caraúbas, Felipe Guerra e Apodi se reúnem para discutir melhorias em lagoa

Representantes de Caraúbas, Felipe Guerra e Apodi se reúnem na manhã deste domingo (30), às 9h, na comunidade do “Apanha Peixe” para tratarem sobre melhorias dentro da estrutura da lagoa da localidade. Os prefeitos Ademar Ferreira, Haroldo Ferreira e Flaviano Monteiro, comparecerão junto com outras autoridades, como vereadores, secretários e lideranças locais.

Serão discutidas reformas na estruturação da lagoa do Apanha Peixe para assim aproveitar da melhor maneira as águas despejadas pelo rio Umari dentro da lagoa, pois grande parte não é aproveitada e é perdida para outros mananciais, água esta que poderá ser mais bem aproveitada pelos produtores e população das três cidades oestanas.

Segundo o vereador de Caraúbas e liderança da comunidade, Edson Moraes o “Pelé”, o que deverá ser feito é um barramento para desviar de melhor forma a água para dentro da lagoa, tudo com projeto bem elaborado e com uma engenharia que não venha a causar danos a natureza e beneficiar os cidadãos das cidades, principalmente os produtores rurais.


Fonte: Robson Pires

Betinho tem planos para 2016 em váriosmunicípios

O deputado federal Betinho Rosado tem planos para 2016 em vários municípios. A intenção é que o PP participe da disputa por prefeituras em todos os municípios potiguares, para eleger o maior número possível de gestores e de vereadores.  Betinho está concluindo o quinto mandato.

Fonte: Robson Pires


SANTANA NOTÍCIA: Com relação a cidade de Felipe Guerra, o PP é hoje comandado pelo atual vereador da oposição, Jânio Barra, o vereador Jânio foi o mais votado nas eleições passada e hoje é o destaque na Câmara de Vereadores da nossa cidade.

Jânio é de uma família bastante tradicional na política da nossa cidade,"BARRA", o mesmo sem dúvida terá seu nome citado na formação da chapa pra disputa em 2016, e com relação a declaração do Dep. Federal Betinho Rosado sobre seus planos para 2016, o Dep. Federal poderá indicar o nome do Vereador para 2016 em nossa cidade.
 

Situação do RN Sustentável é apresentada à equipe de transição do Governo

Embora a Assembleia Legislativa tenha autorizado o Governo do Estado a financiar 540 milhões de dólares para o RN Sustentável, o Banco Mundial liberou 360 milhões de dólares na primeira etapa. A liberação do restante somente será feita quando 40% dos recursos já disponibilizados estiverem executados. No entanto, até agora esse percentual é de 6%. Estes e outros dados do RN Sustentável foram apresentados hoje ao governador eleito, Robinson Faria, e à equipe de transição durante reunião na Escola de Governo.

O RN Sustentável trata-se de um programa de inclusão econômica e produtiva com foco no combate à pobreza com desenvolvimento sustentável e de melhoria de processos de gestão do setor público. A gerente executiva do projeto, Ana Cristina Guedes, apresentou todo o diagnóstico, com dados do que já foi executado e do que está em andamento.

“Dos 40% do montante de recursos que precisamos executar, mais de 30% está comprometido, em andamento, as licitações já estão bem encaminhadas”, afirmou a gerente executiva. “Estamos preparando as ações para serem executadas no próximo ano”, completou.

Para Robinson, o conhecimento do diagnóstico do RN Sustentável é indispensável para que sua equipe defina as diretrizes e projetos a serem executados em seu governo. “Com todas essas informações vamos discutir e adequar as ações do projeto ao nosso programa de governo. Tenho compromissos que assumi com a população e através do RN Sustentável muitos desses compromissos serão cumpridos”, ressaltou o governador eleito, que foi convidado pelo Banco Mundial para discutirem as estratégias de continuidade das ações da instituição no Rio Grande do Norte.

Também participaram da reunião os integrantes da equipe de transição o vice-governador eleito, Fábio Dantas, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio Gurgel, Frederico Lara Menezes, Leonardo Yure, Fernando Mineiro, Júnior Souto, Kalina Leite e Maria da Salete.


Festa da Igreja de Cristo no Apanha-Peixe

Hoje a comunidade de Apanha-Peixe na zona rural do Município de Caraúbas, será palco de mais um evento evangélico naquela comunidade, é a festa da Igreja de Cristo uma festa já tradicional no calendário de eventos religiosos da cidade de Caraúbas.

Uma onde diversas caravanas de outras cidade e de comunidade será recebida naquela comunidade no início da noite de hoje, estará cantando o cantor, Cícero Nogueira, a Igreja de Cristo vai comemora mais um ano de existência na comunidade de Apanha-Peixe.


JORNAL DE FATO: Justiça decreta prisão preventiva contra o ex-prefeito Braz Costa de Felipe Guerra

A juíza Kátia Cristina Guedes Dias, de Apodi, decretou a prisão preventiva do ex-prefeito Braz Costa Neto em cinco processos, atendendo pedido do Ministério Público Estadual. As ordens judiciais foram cumpridas por volta das 14h desta sexta-feira,28, pela Policia MIlitar de Apodi.

Brás Costa, que administrou Felipe Guerra de 2005 a 2011, quando foi afastado do cargo por determinação judicial em processos por corrupção, está recolhido no Centro de Detenção Provisória de apodi. Como ele não tem ensino superior, está em cela comum, junto com os demais presos.

Brás Costa foi investigado pelo Ministério Público Estadual e a Policia Civil na Operação 'Ave de Rapina'. Na ocasião foi exposto que o ex gestor havia simulado obras e contratos com pessoas físicas dando um prejuízo de R$ 1,33 milhão aos cofres públicos de Felipe Guerra.

O blog Retrato do Oeste denuncio os desmandos!


Veja  AQUI. AQUI e AQUI. 

Além de dezenas de obras que os recursos foram gastos e nada foi feito, Brás Costa também pegava cadastro de pessoas humildes na Prefeitura de Felipe Guerra e simulava pagamentos com assinaturas falsas em documentos como se estas tivessem prestado serviços a Felipe Guerra.

Estes simulações foram descobertas quando as pessoas perceberam que estavam com seus CPFs cancelados junto a Receita Federal e ficaram impedidas de receber ajuda de programas federais. Os CPFs haviam sido cancelados devido a faturamento de somas acima de R$ 100 mil sem o recolhimento dos impostos.

Acredita-se que estes recursos foram todos desviados por Braz Costa e seus aliados.

O quadro é tão grave que as cinco prisões preventivas decretadas nesta sexta-feira, 28, não tem relação com os fatos narrados acima. Estes procesos, por envolver desvios de recursos federais, estão na Justiça Federal de Mossoró, aguardando julgamento.

"Nestes casos, a gravidade é muito grande", destaca o promotor Silvio Brito, lembrando do graude de maldade do ex-gestor e aliados com várias famílias humildes de Felipe Guerra que ficaram impedidas de receber ajuda dos programas federais devido ao impedimento nos CPFs.

Segundo o promotor Silvio Brito, Brás Costa teve prisão preventiva decretada em cinco processos por responder 16 ações penais na Comarca de Apodi, em função de vários crimes graves que praticou como gestor de Felipe Guerra no período de 2005 a 2011.

"Ele (Bráz Costa) estava respondendo 16 ou 17 ações penais em liberdade e praticando outros crimes. Durante a eleição, ele foi preso e autuado em flagrante fazendo boca de urna. Daí solicitei a prisão preventiva dele nos procesos e a Justiça decretou em cinco", explica Silvio Brito.


"Ele não pode zombar do Poder Judiciário como fez quando praticou crimes, mesmo que estes sejam na esfera eleitoral, quando já respondia 16 ações penais na Justiça de Apodi. A prisão preventiva foi em função destes novos crimes que ele praticou", destaca o promotor de Justiça.


Ações


Silvio Brito lembra que além destas 16 ações que já estão tramitando na Justiça de Apodi, nas próximas semanas o Ministério Público Estadual deverá está ingressando com outras trinta ações criminais, com teor igualmente grave.


173° Crime de Homicídio em Mossoró, Travesti é morto e outro fica ferido.

Um crime homicídio foi registrado na madrugada deste sábado 29 de Novembro as margens da BR 304 próximo ao Clube da Cosern.

Um travesti identificado como Patricia , natural Caxias no Maranhão,morador do Bom Pastor foi moto a facadas.

Outro travesti identificado como Natalia, natural de Fortaleza foi socorrido pelo Samu com várias perfurações de Faca peixeira em seu corpo.
 

Ex-prefeito da cidade de Felipe Guerra, Braz Costa, é detido pela Polícia em sua residência

O ex-prefeito da cidade de Felipe Guerra, Braz Costa, acaba de ser levado pela polícia militar da cidade de Apodi, o mesmo se encontrava em sua residência no momento em que a Polícia chegou, a causa do mesmo ter sido levado ainda é desconhecida por nossa equipe, tentaremos entra em contato com a Polícia local da cidade de Apodi e em breve mais detalhes.

Prefeitura realiza 1º Seminário de Enfrentamento a Violência Doméstica

A Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na tarde desta quarta-feira na 1ª Igreja Batista da cidade o 1º Seminário de Enfrentamento a Violência contra a mulher com o tema: “Eu sou uma Mulher de Coragem, Eu defendo os meus direitos.

Com a apresentação de um vídeo tratando sobre o assunto a turma de pedagogia da UERN fez sua participação. A Senhora Gabriele Souza do Centro Feminista 8 de março abriu os trabalhos com uma palestra que tratou sobre o tema de uma forma geral enquanto que o SR. Erick Gomes da Silva, delegado de polícia civil de Caraúbas tratou de forma mais específica, mostrando a forma jurídica de como tratar o caso.
Erick ainda falou que em Caraúbas existem muitos casos dos quais não chegam a delegacia por medo da vítima e muitas vezes pelas condições financeiras que a obrigam a suportar a humilhação de sofrer agressão física do seu próprio companheiro. Em seguida foi realizado debate com perguntas do público presente. O conselheiro Tutelar Eilson Pimenta recitou um lido poema em homenagem as todas as mulheres. A professora Nina comentou a cerca do preconceito ainda existente em nossa sociedade.

Para finalizar foi apresentado mais um vídeo onde relatou a importância da denuncia antes que a mulher seja morta por não denunciar a tempo. Os trabalhos foram encerrados com um coquetel que foi servido no salão superior da Igreja Batista.

Aspecto Visual da Entrada de Caraúbas Merece Melhor Atenção!

Quem costumeiramente entra e sai de Caraúbas através da RN 117, sentido Mossoró-Caraúbas principalmente, não tem uma boa impressão quanto ao paisagismo e do desenvolvimento urbanístico que uma cidade que ruma e busca um patamar merecido como um centro pólo da região do Médio Oeste potiguar. 
Uma placa de sinalização próxima ao Pórtico de Entrada, que sinaliza o destino de algumas outras cidades que o viajante ou transeunte que circula pela rotatória da principal rodovia (RN 117) cortando a nossa urbe, está amassada e prestes a cair, toda torcida, sem falar que o Pórtico de boas-vindas à terra das águas termais continua parecendo mais um amontoado de “Geringonça” e portanto nem um chamativo existe,  para que o visitante e até o próprio caraubense possa ficar feliz com o impacto que causa a entrada de nossa querida terra.

Buscar quem foi o autor de uma espécie de vandalismo ou até uma ação da natureza, não é o caso. A placa de sinalização, claro, deve ter sido posta pelo setor responsável dos órgãos que cuidam da sinalização das rodovias estaduais
Já o pórtico todos sabem que várias tentativas de melhorias foram feitas com a empresa responsável que colocou o mostrengo que mais enfeia do que enfeita a entrada da terra amada.

Além da festa de Natal e de fim de ano, Caraúbas vai vivenciar no período de 10 a 20 de janeiro de 2015 mais uma festa que é marco de referência pára o turismo de evento que vive Caraúbas neste período: A Festa do Padroeiro São Sebastião.  Caraubenses residentes em várias partes do estado, do País e do mundo, deverão estar prestigiando esta tradição secular. 

Uma cena urbana que se apresenta no momento no contorno giratório da RN 117, entrada de Caraúbas poderia ter uma nova paisagem, um melhor visual que denotasse a responsabilidade e a preocupação das autoridades, quer municipais ou estaduais com uma cidade que ruma para galgar o título de Cidade Universitária ou de Centro Tecnológico do interior do Rio Grande do Norte e do Alto e Médio Oeste. 

Alô, alô!!!!!!!!!!!!!! senhores parlamentares, Secretário de Infra-estrutura e Obras, não sei se já tomou posse o novo titular ou se ainda permanece o esforçado João Marcolino. 
 
 
Fonte: Chico Costa/Retirado do Icémcaraubas

172° Crime de Homicídio em Mossoró, homem baleado no Bairro Bom Jardim morre no Tarciso Maia

Antônio Samuel Linik de Oliveira de 20 anos de idade,morador do bairro Bom Jardim em Moassoró no Rio Grande do Norte,alvejado com dois tiros no pescoço,na Avenida Alberto Maranhão,nas proximidades da Gelice,não resistiu aos ferimentos e morreu no início da manhã desta sexta feira 28 de novembro.

O Jovem ainda foi socorrido por uma ambulância de Suporte Avançado do Samu para o Hospital Tarcísio Maia,mas diante da gravidade de seus estado de saúde,veio a óbito naquela unidade Hospitalar.

A Polícia ainda não tem informações,sobre a autoria da ação ação criminosa,nem se a vítima tinha registros em delegacias.

Com a morte do jovem Samuel,Mossoró chega a 172 homicídios registrados neste ano de 2014. O crime será investigado pela Equipe da Delegacia Especializada em Homicídios de Mossoró-DEHOM.

Poço que abastece comunidade de Santana está com sua Bomba quebrada mais uma vez

Foto: Arquivo do Site Santana Notícia
É realmente parece brincadeira essa problemática desta bomba que abastece toda a comunidade de Santana, esse ano são mais 5 pregos que apresenta nesta bomba só este ano, hoje a prefeitura municipal de Felipe Guerra, enviou um carro pipa para abastecer o reservatório que abastece as casas.

Esse problema já vem de muitos anos atrás até mesmo de gestões anteriores em nosso município, hoje a comunidade de Santana tem um poço tubular na própria comunidade, poço construído com recursos do Governo do Estado.
 
O poço que foi feito pelo Governo do Estado em nossa comunidade de Santana, foi uma conquista do ex-vereador Joel Canela, que junto com sua filha Ver. Joedna Canela foram atrás deste beneficio para a comunidade, mais ainda se encontra sem abastecer nenhuma casa da comunidade, faltando apenas agora a parcela do Município que é ligar a energia daquele poço, e assim resolver praticamente de vez esse problema da comunidade de Santana.

É lamentável mais é real situação que vive a nossa comunidade...

Procuradora convida novo governador a conhecer unidades prisionais

A procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca enviou ao governador recém-eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, um ofício no qual revela as dificuldades enfrentadas pelo Conselho Penitenciário do Estado. A ideia da procuradora é fazer com que o futuro governador conheça de perto não só a estrutura do conselho, presidido por ela, como também as unidades prisionais do estado.

“Ressalte-se que compete, ainda, ao Conselho Penitenciário, por força da Lei de Execuções Penais, a incumbência de visitar as unidades prisionais do Estado e fiscalizar o seu funcionamento, motivo pelo qual convidamos, também, Vossa Excelência, a visitar, conosco, em dia e hora que Vossa Excelência preferir, qualquer uma das unidades prisionais estaduais do Rio Grande do Norte, para que possa ter uma ideia do caos, do desrespeito e da violação a todas as normas constitucionais e internacionais sobre dignidade da pessoa humana”, destaca trecho do convite.

O Conselho Penitenciário é um órgão colegiado que tem função consultiva (emitir pareceres em pedidos de indulto e livramento condicional) e fiscalizadora, na inspeção de estabelecimentos penais. Atualmente, encontra-se localizado em um prédio antigo no bairro da Ribeira. “Os conselheiros enfrentam péssimas condições de trabalho. O prédio não possui habite-se, é inseguro, e está sem manutenção por parte da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania”, explica a procuradora. 

O ofício enviado ao futuro governador do estado ressalta ainda a importância da eficiência do sistema prisional. “Jamais haverá solução para a violência ou segurança pública se não houver um sistema prisional eficiente, que de fato possa recuperar/ressocializar ao menos uma parte dos presos. Sem a eficiência desse serviço público – veja-se que a eficiência na Administração consagrou-se como princípio constitucional – o que o Estado do Rio Grande do Norte faz é fomentar o retorno ao crime por parte de quem é recolhido ao seu sistema prisional”, conclui.

Ricardo Motta é escolhido Parlamentar da Legislatura e Kelps Lima Parlamentar do Ano

Concluída agora a votação para escolha de parlamentares do ano e da legislatura, na Assembleia Legislativa, O Parlamentar da Legislatura eleito pelos 30 jornalistas que votaram no Comitê de Imprensa da Casa foi o presidente da Assembleia, Ricardo Motta. Ele teve 25 votos.Também foram votados os deputados Walter Alves e José Dias, com 2 votos cada, e Getúlio Rêgo com 1.
O Parlamentar do Ano eleito foi o deputado Kelps Lima.Ele teve 18 votos. Foram votados também:-Ricardo Motta, José Dias, Agnelo Alves e Dibson Nasser (2 votos).-Fernando Mineiro, Gustavo Fernandes, Fábio Dantas, Getúlio Rêgo e Agnelo Alves (1 voto). 

Vereador Ângelo Suassuna anuncia que não faz mais parte da base aliada do governo Flaviano

Na manhã desta quinta-feira (27), na câmara dos vereadores o vereador do PP, Ângelo Suassuna afirmou que não faz mais parte da base aliada do prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB). Com a decisão do vereador o prefeito agora perde mais um aliado e fica com apenas 5 dos 13 vereadores na base situacionista.

O vereador Nilson Fernandes (PMDB) desejou as boas vindas ao vereador a bancada da oposição. Nilson relatou que o legislativo merece respeito e a atitude do vereador é pelo fato do executivo não ter respeito a casa do povo.

A justificativa de Ângelo foi de que a sociedade já vinha cobrando há algum tempo dele sobre algumas questões que não são resolvidas no município. Além da falta de respeito do prefeito com relação a casa do povo.

O vereador Laete Oliveira (PMN) também deu as boas vinda a Ângelo e relatou as duas CPIs que foram instauradas contra o executivo com relatórios já definidos e que haverá mais possível duas CPIs que irão ser abertas.

Encerrando o seu discurso o vereador Ângelo ainda afirmou que a prefeitura está perseguindo, politicamente, e que irá investigar o caso. E que a secretaria de saúde está há mais de um mês sem fornecer medicamento para quem faz tratamento psiquiátrico.


Getúlio Rêgo destina emenda de 500 mil reais para investimentos na UERN


O deputado estadual, Getúlio Rêgo, assegurou ao reitor Pedro Fernandes que destinará emenda de R$ 500 mil no Orçamento Geral do Estado (DOE/2015) para o Campus Avançado "Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), de Pau dos Ferros. Os recursos serão para infraestrutura, segundo o deputado.

Dizendo acreditar que os colegas parlamentares também reservarão recursos orçamentários para a UERN pela capilaridade e importância da instituição no desenvolvimento regional do Estado, o deputado Getúlio Rego defendeu ainda a inclusão da Universidade no projeto de empréstimo de R$ 850 milhões que o governo quer aprovar junto ao Banco do Brasil.

Para o reitor Pedro Fernandes, a atenção do deputado com a UERN, traduzida em gestos como emendas parlamentares, reforça o trabalho que a Universidade está fazendo com os deputados estaduais. A UERN é a única instituição a formar médicos no interior do Estado e é responsável pela formação de professores lotados nas redes estadual e municipal de ensino.

Na opinião de Getúlio Rego, cada parlamentar deveria incluir a UERN na cota de emendas individuais.

Vice-prefeita assume a Prefeitura nesta quinta-feira

A vice-prefeita Wilma de Faria assume nesta  quinta-feira (27) a Prefeitura de Natal. A transmissão do cargo será às 11h no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

O prefeito Carlos Eduardo enviou ofício à Câmara Municipal comunicando seu afastamento do cargo durante o período de 26 de novembro a 8 de dezembro para tratar de assuntos de interesse particular. 

Câmara dos Deputados conclui votação da PEC que amplia repasse aos municípios

Brasília (DF) - O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14, do Senado, que aumenta em um ponto percentual os repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foram 349 votos favoráveis à matéria, que será enviada à promulgação.
“Os municípios brasileiros tiveram aqui hoje o reconhecimento de que precisam ser mais apoiados do ponto de vista orçamentário e financeiro para cumprir suas finalidades”, afirmou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves ao encerrar a sessão.
De acordo com a proposta, em julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse e, em julho de 2016, a outra metade. A Constituição determina que a União repasse ao FPM um total de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a PEC, o total passa a 24,5%.

Vereador Pele concederá entrevista a Rádio Vale do Apodi

O Vereador da cidade de Caraúbas/RN, Edson Morais "Pele", será entrevista logo mais no Programa Panorama Político com o Apresentador Fernando Magalhães, o Ver. Pele vai aquela rádio convida a População da zona rural de Caraúbas ou melhor da região Várzea para participarem desta grande reunião de domingo.

Na oportunidade também o mesmo vai convida todas autoridades da região, Vereadores, Lideranças todos para se fazerem presente na reunião de domingo sobre a Lagoa do Apanha-Peixe, Edson Mora, espera ser uma grande reunião e que desta reunião poderá ter uma definição positiva para a Lagoa.

Segundo o Vereador Caraubense, caso a lagoa do Apanha-Peixe venha a receber águas do Rio Umari, com certeza a Lagoa vai encher mais rápido e também vai sangra mais rápido, e com a sua sangria vai beneficiar vários outros agricultores e proprietários de outras Lagoas como a Lagoa do Pacó e a Barragem do Mirador, comentou Pele.

Agripino: Congresso será responsabilizado pela opinião pública se aprovar superávit

Líder do DEM diz que oposição é contrária ao projeto e está ao lado da sociedade
O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), disse que não somente a presidente Dilma Rousseff como o Congresso Nacional perderão credibilidade perante a opinião pública caso aprove a alteração do superávit primário. Em discurso na tribuna do Senado na tarde desta quarta-feira (26), o senador pelo Rio Grande do Norte afirmou que a tensão da base aliada em relação ao projeto do Executivo deve-se ao fato de que os próprios governistas sabem que a presidente da República está cometendo crime de responsabilidade fiscal.
“O governo está nervoso porque a presidente da República está com a ‘espada de Dâmocles’ na cabeça. Na hora em que votarmos uma lei como o governo quer, ao invés de infernizar a vida da presidente, vai se transferir para o Congresso Nacional o crime de responsabilidade porque foi ele quem votou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para fazer o gosto daqueles que promoveram a transgressão da lei”, ressaltou o parlamentar. Por não conseguir fechar as contas públicas no final do ano, o governo quer alterar a meta do superávit – que a diferença entre receitas e despesas e é usada para pagar juros da dívida.
Em uma sessão tumultuada nesta terça-feira (25), governistas atropelaram a votação no Congresso e apreciaram, de uma só vez, 38 vetos parlamentares. Contrária à decisão, a oposição obstruiu a votação e alguns parlamentares deixaram o plenário. A pressa do governo devia-se ao fato de que o Congresso só pode apreciar o projeto que altera o superávit primário após análise dos vetos. A base aliada tentou aprovar ainda nesta quarta-feira (26) a mudança da meta fiscal, mas não houve quórum. Uma nova sessão foi marcada para a próxima terça-feira (2), às 12h.
“Nós, da oposição, temos marcado com muita clareza nossa posição: se forem refazer a LDO, se forem anistiar o crime praticado pela presidente da República de responsabilidade fiscal, que façam e assumam perante a história a sua responsabilidade. Nós vamos ficar com a autonomia do Congresso, com a legitimidade de ações e ficar com aquilo que a sociedade brasileira espera de nós”, destacou Agripino.

Prefeito Haroldo Ferreira confirma presença em reunião domingo sobre a lagoa do Apanha-Peixe

O prefeito da cidade de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, confirmou ontem a sua participação na reunião que acontecerá neste domingo no Sangradouro do próprio Apanha-Peixe, segundo informou ao Site o Vereador Caraubense que está a frente deste projeto, Edson Morais"Pele".

Segundo o Vereador Pele, os prefeitos das cidades de Caraúbas, Apodi e Felipe Guerra já estão com presenças confirmadas para essa reunião de domingo, o objetivo desta reunião é unir força para que a Lagoa do Apanha-Peixe possa receber as águas do Rio Umari.

O vereador também espera a participação de vários agricultores que são beneficiados da Lagoa, pois; hoje um dos principais motivos das mesma se encontra totalmente seca, um deles é devido ela não ter enchido o suficiente, e se a mesma tivesse recebido as águas do Rio Umari no ano passado talvez ela ainda estaria com muita água, disse-me o Vereador Pele em contato com o Site.

Secretário apresenta relatório situacional da Saúde ao governador eleito

Na noite desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, apresentou o diagnóstico da saúde no Rio Grande do Norte ao governador e vice-governador eleitos, Robinson Faria e Fábio Dantas, respectivamente, e à equipe de transição. Por quase quatro horas, o gestor apresentou dados contidos no relatório situacional, que contém mais de mil páginas, elaborado em conjunto com coordenadores, diretores de hospitais e de unidades de referência.
“Mostramos a situação da Secretaria com era, como está e qual perspectiva de chegar dentro da realidade do Plano Plurianual, onde houve estagnação e onde não houve efetivamente melhoria e o mais importante: o diagnóstico, as causas. Esse relatório será entregue também à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Ministério Público”, afirmou Luiz Roberto.
Na opinião do governador eleito, Robinson Faria, a saúde é uma das maiores preocupações da população potiguar atualmente. “Recebemos um trabalho bastante completo, bem abrangente, a equipe de transição irá avaliar todos esses dados. O secretario não deixou de responder nenhuma pergunta e deu muitos subsídios para fazermos um estudo com bem cautela e informações e a partir daí tomarmos uma posição com relação ao que devemos fazer com no que diz respeito à saúde”, declarou o governador eleitor.
Estiveram presentes à reunião na noite desta quarta-feira, na Escola de Governo, coordenadores da Secretaria de Saúde e integrantes da equipe de transição: Julianne Faria, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio Gurgel, Frederico Lara Menezes, Leonardo Yure, Fernando Mineiro, Júnior Souto, Kalina Leite, Aldemir Freire e Maria da Salete.

Discussão durante bebedeira em bar acaba com quatro pessoas baleadas na cidade de Barauna no Rio Grande do Norte

Uma discussão durante bebedeira em bar na cidade de Barauna,na noite desta quarta feira 26 de novembro, acabou com quatro pessoas baleadas. Segundo informações da Polícia Militar daquela cidade,algumas pessoas bebiam em uma bar,quando teve início um bate boca entre elas e uma pessoa teria chamado outra de corno. 

O homem se sentiu ferido moralmente,saiu do recinto retornando minutos depois armado com uma espingarda tipo cartucheira e abriu fogo contra as pessoas que estavam no estabelecimento,atingindo quatro delas. Três foram socorridas para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró e outra sem maiores gravidades,foi atendido no Hospital local. 

Os Feridos,atendidos no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró foram: O dono do Bar Manoel Pereira da Silva de 57 anos de idade e sua esposa Francisca Cleide Filgueira de 40, residentes na Rua Francisca Alves no centro da cidade.

Maria Marinez Silva de Macedo, de 39 anos de idade, sofreu três perfurações nas costas e segundo informações seu estado de saúde é considerado grave. Sebastião Gabriel dos Santos Netos de 20 anos de idade,teve pequenos ferimentos, foi atendido e permaneceu no Hospital da cidade de Baraúna.


Fábio Faria comemora aprovação da PEC que aumenta repasse ao FPM

Com 349 votos a favor, os deputados aprovaram, nesta quarta-feira (26), o segundo turno da PEC 426/14, que aumenta em 1% o percentual que a União deve repassar ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O segundo vice-presidente, Fábio Faria (PSD/RN), foi um dos defensores da proposta.

“As contas dos municípios chegaram a um ponto crítico. Essa crise se arrasta há anos e tem como principais causadores a queda no repasse que é dado pela União e o aumento das responsabilidades atribuídas às cidades. Trouxemos a discussão para essa Casa com a realização de uma Comissão Geral, em novembro no ano passado, motivados pelo movimento SOS Municípios, que começou no RN”, relembrou o parlamentar.

Faria também lembrou que esse é apenas um passo na busca pela recuperação financeira dos municípios. O parlamentar defende uma mudança na repartição das riquezas entre todos os entes da federação.

De acordo com a PEC, o percentual repassado ao FPM, que atualmente é de 23,5%, deve aumentar para 24,5%. O aumento será feito em duas etapas, metade em julho de 2015 e o restante em julho de 2016.


Robinson Faria deixa claro: “Ficha suja não vai ocupar cargo no meu Governo”

O governador eleito Robinson Faria, do PSD, afirmou na manhã de hoje que não nomeará “ficha suja” para o seu governo e que cumprirá o compromisso anunciado reiteradas vezes de que o seu governo será eminentemente técnico. Em entrevista à InterTV Cabugi, Robinson Faria falou sobre prioridades e vários outros assuntos e ações que pretende implementar, enfatizando ainda que vai dar um choque de gestão nos setores de segurança pública e de saúde do Estado, que considera os mais vulneráveis e de maior clamor popular. Pretende inicialmente colocar mais policiais nas ruas, inclusive examinar a possibilidade de convocar concursados para aumentar o efetivo da polícia e iniciar imediatamente um processo de valorização através do cumprimento das conquistas das categorias, civil e militar.

Em contato com O Jornal de Hoje, Robinson explicou que a atitude de não nomear políticos condenados por corrupção faz parte de um compromisso assumido durante a campanha no sentido de realizar um governo inovador. “A inovação de um governo começa pelas atitudes e quem tiver ficha suja não irá ocupar cargo no meu governo. É uma medida moralizadora para termos um governo transparente e composto por pessoas de perfil técnico e conduta ilibada. É o que a sociedade espera”, explicou.

Nas suas visitas aos municípios do Rio Grande do Norte o governador eleito disse ter constatado, através de depoimentos de pessoas simples e autoridades municipais, problemas de violência de todos os tipos, como assaltos, explosão a caixas eletrônicos, arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais em praticamente todos os municípios do Estado.

Robinson afirmou que “durante a campanha política viajei por todo o Estado e constatei que o maior clamor popular é a falta de segurança. Vou exigir uma resposta imediata nesse setor, mas, para que isso aconteça, temos que valorizar as categorias policiais e oferecer condições de trabalho para que a resposta seja imediata. Prometi prioridade para a segurança e vou ser o governador da segurança”, reiterou o governador eleito, destacando, também, a determinação de priorizar o setor de saúde pública, considerado por ele como precário nos mais simples procedimentos.

“Uma das providências para o setor de saúde será melhorar os Hospitais Regionais visando oferecer condições de atendimento e tendo como consequência evitar a vinda de pacientes para lotar os hospitais da capital”, observou Robinson, informando que, com relação à saúde, as equipes de transição vão se reunir hoje com o atual secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, para que o futuro governo tenha um diagnóstico da situação.

PLANEJAMENTO E ECONOMIA

Questionado durante entrevista à Intertv Cabugi se o governo terá dinheiro para cumprir os inúmeros compromissos que estão sendo anunciados, o governador eleito Robinson Faria afirmou que “no momento em que vivemos não cabe mais improviso nem amadorismo. Tudo tem que ser planejado. Vamos planejar e poupar recursos públicos diminuindo despesas com carros alugados, diárias e gastos supérfluos. Feito isso, haverá recurso para oferecer melhores serviços à população norte-rio-grandense”, ressaltou, acrescentando também a importância que terá o servidor público para ajudar o governo nesse momento de dificuldade que vive o Rio Grande do Norte.

“Sou uma pessoa de diálogo e com o servidor e pretendo fazer uma pactuação. O funcionalismo não é responsável por essa situação de dificuldade que está aí. Certamente os servidores serão valorizados e darão sua contribuição para melhorar a vida de todos”, disse ele, acrescentando que trabalhará forte para colocar o pagamento da folha de pessoal em dia.

ATENÇÃO AO TURISMO

De acordo com o futuro governador, a cadeia produtiva do turismo será fomentada para gerar emprego e renda para a população. Ele também anunciou que vai criar condições para atrair empresas e indústrias para o Estado, oferecendo segurança jurídica, agilidade na concessão de licença ambiental e diminuição da burocracia, o que, segundo Robinson, está dificultando o desenvolvimento do Estado. Ele concluiu anunciando que irá “criar a Central do Empreendedor”, para facilitar a vida de quem tem ou quer abrir um empresa no Estado.

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento de novembro e dos 80% restantes do 13º salário

As Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração informam que o pagamento dos servidores estaduais relativo ao mês de novembro e dos 80% restantes do 13º salário se dará da seguinte forma:

PAGAMENTO DA FOLHA DE NOVEMBRO:

Dia 27 de novembro (quinta-feira): recebem todos os servidores, independente do valor dos salários, das pastas de Saúde e Educação.

Dia 28 de novembro (sexta-feira): recebem todos os servidores da Segurança, Idema, Ipern, Detran, Caern, Ipem, Jucern, UERN(independente do valor do salário) e os das demais pastas que restantes que recebem vencimentos de até  R$ 2 mil (91 % do total da folha)

Dia 10 de dezembro (quarta-feira): os demais funcionários que recebem acima de R$ 2 mil (9% da folha)


PAGAMENTO DOS 80% RESTANTES DO 13º SALÁRIO

Dia 19 de dezembro (sexta-feira): recebem os 80% restantes do 13º salário todos os servidores, independente das pastas e do valor dos vencimentos.

Igreja de Cristo do Apanha-Peixa prepara mais um grande evento Evangélico

A Igreja de Cristo na comunidade de Apanha-Peixe na zona rural do município de Caraúbas, prepara para este sábado dia 29 de Novembro mais uma grande festa, a igreja reunirá diversas igrejas da região para comemorar mais um ano de existência daquela Igreja no Apanha-Peixe.

Será mais uma vez sem dúvida um grande evento evangélico nas zonas rurais da nossa região, como sempre a festa da Igreja de Cristo do Apanha-Peixe reunirá um grande multidão que todos os anos vão prestigiar a festa daquela Igreja.


© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar