Recent News

Governo distribui 120 toneladas de peixe para a Semana Santa

O acesso ao peixe, prato principal do período da Páscoa, será facilitado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, que vai adquirir 120 toneladas de pescado para serem distribuídos às famílias cadastradas em programas sociais. A ação acontecerá amanhã (1º de abril) em vários municípios do Rio Grande do Norte.
A quantidade supera em 25 mil toneladas o total distribuído ano passado, que foi de 95 mil quilos.
"Esta ação tem um valor social muito importante, já que o peixe é prato indispensável nesse período. Unimos esforços e conseguimos, este ano, ampliar o número de beneficiados", afirmou o governador Robinson Faria.
Serão investidos R$ 1,2 milhão provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Compra Direta, executado no estado pela Emater-RN. A entrega do pescado ficará sob a responsabilidade das secretarias de ação social nos municípios contemplados.
O objetivo da ação é garantir ao pequeno produtor a comercialização do seu produto por um preço justo, sem a presença de atravessadores, permitindo um alimento de qualidade para as famílias carentes durante as celebrações religiosas da Semana Santa.
Segundo o coordenador do Compra Direta, Francisco Flávio da Silva, toda a produção será adquirida da agricultura familiar. Os peixes comprados são, em sua maioria, produzidos em viveiros. A tilápia corresponde ao maior percentual de aquisição, mas outras espécies, como o ariacó, guaiuba, corvina, cação, atum, serra e dourado, também serão distribuídos.
Participam da ação entre 180 e 200 produtores de várias regiões potiguares. “Apesar da seca, teremos uma boa oferta de pescado este ano”, considerou o gestor do programa.


Primeira edição da Jornada Esportiva Marianense será iniciada nesta quinta-feira (02) com competições em três modalidades

Com incentivo da Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN, a comunidade de Mariana, zona rural da cidade, promove a primeira edição da Jornada Esportiva Marianense. As competições acontecem nos dias 2, 3 e 4 de Abril, durante o feriado da Semana Santa.
Abrindo a jornada na próxima quinta-feira (02), os desportistas da comunidade e da região participam do torneio de Futsal, acontecendo na quadra de esportes local. Recentemente a quadra recebeu reparos na parceria entre moradores com a administração municipal.
Na sexta-feira (03) os corredores participam da maratona da comunidade de Mariana, com previsão de ser iniciada logo pela manhã. O futebol 7 terá espaço na Jornada Esportiva Marianense, na tarde de sábado (04) várias equipes devem se enfrentarem no campo principal, em frente a Escola Municipal “Acací Viana”. O futebol de minicampo, como é mais conhecido, é o esporte que tradicionalmente é muito praticado na localidade.
Segundo o secretário do desenvolvimento da educação e do desporto de Caraúbas, Robenildo Lima, o evento é um desejo antigo da população local, graças à iniciativa da gestão junto à comunidade está sendo possível a culminância do evento. Também compõem a organização: Aguinaldo Ramalho, Leonildo Júnior, Flávio Tavares, Ricardo Morais, Xavier Neto, Wclerto Ramalho, Wclésio Ramalho, Paulo Cesar, Janda, Cassimiro Neto, Allyson Costa, Mikael Soares, Pablo Viana, Paula Graziela, dentre outros colaboradores.

Tradicional Domingo de Pascoal em Felipe Guerra/RN

Mais uma grande festa na cidade de Felipe Guerra na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, uma das festa já tradicional em Felipe Guerra também é o Domingo de Pascoal, e para esse ano o Balneário Beira Rio trás Flávio & Pizada Quente e Danilo Nikson neste dia 05 de Abril a partir das 14:00hs.

"Por que fizeram isso com minha filha inocente?", diz mãe de menina morta

"Por que fizeram isso com minha filha inocente? Mataram ela com um tiro na cabeça". A fala é de Alexsandra Leopoldino da Cruz, de 31 anos, mãe da menina Evelin Vitória Pereira da Cruz, de 4 anos, assassinada na noite desta segunda-feira (30) na praia de Muriú, no litoral Norte do estado. De acordo com ela, uma rixa entre um primo e os suspeitos teria motivado o crime.
Alexsandra esteve na manhã desta terça (31) no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep-RN) para fazer o reconhecimento do corpo da menina. À TRIBUNA DO NORTE, ela contou que estava vivendo no local do crime há pouco menos de um mês. "Eu morava em Barra de Maxaranguape com meus filhos e meu marido, que é pai do mais novo (de dois anos) e da Evelin. Fomos para Muriú no dia 2. Eu tenho um sobrinho que tem uma rixa com um pessoal em Muriú. Quando chegamos lá eles vieram saber se nós fomos morar lá para vigiá-los e passar informações, mas só queríamos paz", disse.

A mãe de Evelin explicou que, com medo das ameaças, mandou o marido para uma cidade no interior do estado. "Ele ( o marido) foi pro interior há três dias. Estávamos só eu e as crianças na sala assistindo televisão quando escutei eles chamando pelo meu marido. Fiquei calada e pouco depois escutei eles pulando o muro. Quando eles abriram a porta já foi atirando", contou a mulher.

Alexsandra disse que tentou correr com as crianças, mas os criminosos perseguiram e atiraram contra os quatro. "Deram tiro de 12 na porta, na janela dos quartos. Quando corri começou a 'pegar' os tiros na gente. O tiro de Evelin foi na cabeça. Meu filho de 13 anos está na UTI", lamentou ela.
Evelin morreu em um dos quartos da casa. O menino de dois anos foi baleado na mão, enquanto o mais velho, de 13 anos, que é fruto do primeiro relacionamento da mulher, segue internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no bairro do Tirol, acompanhado pelo pai.

De acordo coma mãe de Evelin, o sepultamento será às 16:00h no município de Barra de Maxaranguape.

Fonte: Tribuna do Norte

Paixão de Cristo em Felipe Guerra

O Governo Municipal de Felipe Guerra através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos traz mais uma vez toda emoção da encenação do nascimento, morte e ressurreição de Cristo, a "Paixão de Cristo". A peça será encenada ao ar livre neste sábado (4), ás oito horas da noite no patamar da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, na cidade baixa. 
 
A encenação será pelo Grupo Tesga de São Gonçalo de Amarante que já tem mais de quarenta anos de apresentações em todo Estado do Rio Grande do Norte e estados vizinhos. Tendo já se apresentado em nossa cidade e causado grande emoção entre os fiéis locais e visitantes, o grupo volta para trazer mais emoção aos cristãos da religião católica.
 
A gestão acredita que os eventos culturais e religiosos são muito importantes para estimular e manter a fé nas pessoas, e sabe que cada religião deve ser respeitada e cultuada de forma que essa fé proporcione harmonia entre as pessoas. 
 
Nós que compomos a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer ficamos felizes, agradecemos ao gestor por este estímulo aos eventos culturais e convidamos à todos para contemplar a grande apresentação do grupo Tesga.
 
Fonte: SMECL/FG

Prefeitura continua reposição de lâmpadas na iluminação pública de Caraúbas

“Nós eletricistas, nunca paramos, estamos a todo vapor”, disse Elias Gurgel, coordenador da equipe de eletricistas da Prefeitura de Caraúbas/RN, falando sobre o trabalho de reposição de lâmpadas e concerto de luminárias nos postes de todo o município.

Somente na última semana, a equipe liderada pelo eletricista esteve presente nos bairros Sebastião Maltez e Leandro Bezerra, na zona urbana do município, e visitaram a região da comunidade de Santo Antônio, e a região da Várzea, na zona rural.

Elias ainda esclareceu que para que o trabalho de reposição seja eficiente é necessário a ajuda da população, informando à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos os locais onde há a necessidade da troca ou do concerto.

Além da reposição e concerto da iluminação pública, a equipe de eletricistas prestam serviços aos prédios públicos municipais para garantir o bom funcionamento das organizações.

Acidente na BR 304 na cidade Angicos deixa três pessoas mortas no local.

Mais um grave acidente aconteceu no trecho entre as cidades de Angicos e Fernando Pedroza no início da noite desta segunda-feira 30/03, um colisão entre dois veículos deixou o saldo de três pessoas mortas no local deste grave acidente.
 
Os Veículos que se envolveu no acidente foram um Gol e uma S-10, as vítima deste grave acidente era da secretária Estadual de Infra-Estrutura do estado, a equipe estavam retornando da cidade de Mossoró aonde foram ver de perto a real situação dos estragos deixados pelo motins da semana passada.

A assessoria da secretaria de Infraestrutura informou que as vítimas são: 

Maxuel Barboza de Araújo (Motorista)
Ana Beatriz Lima Câmara (Arquiteta)
Rodolfo Campos Cavalcanti (Engenheiro)

3° Crime de Homicídio em Caraúbas 2015, Jovem com passagem pela Polícia é morto com vários tiros.

A cidade de Caraúbas na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, registrou na tarde desta segunda-feira mais uma morte violenta na cidade, um jovem de 24 anos de idade foi assassinado hoje por volta as 14:30hs, a Polícia Militar da cidade de Caraúbas foi informado de quer em uma rua próximo a casa da cultura teria acontecido vários disparos de arma de fogo.

A Polícia se deslocou até o ponto informado a guarnição e lá foi constato que teria acontecido mais um crime de homicídio na cidade, de imediato a Polícia isolou o local de crime até a chegada da equipe do ITEP de Mossoró pra remoção do corpo para a cede do órgão em Mossoró.

A Raí Aluízio da Silva, conhecido por “Nenzinho” percebeu um movimento estranho na rua que o mesmo residia e tentou furgi por cima de um telhado de um visinho, mais foi logo visto pelos executores e foi aí aonde a Vítima Nenzinho morto após sofre vários disparos, Nenzinho ficou caído em cima de uma residência, os autores do crime adentrou em um residência ao percebeu que Nenzinho estava caído no telhado Baleado os mesmo começaram a efetua mais vários de disparos até conseguir executa o mesmo no Telhado da casa.

Raí Aluízio da Silva teve já passagem pela Polícia, o mesmo estava preso e foi liberado pela justiça em dezembro do ano de 2014, segundo informou as reportagem de Tvs e Blogs o Delegado Dr. Erick Gomes, o Jovem Nenzinho seria ouvido hoje as 15:00hs na delegacia de Polícia Civil da cidade pela Morte do Músico Bruninho na última Quinta-Feira na cidade de Caraúbas.

Estudantes de Felipe Guerra tem espetáculo exclusivo no dia do Circo

O dia do circo, 27 de março, foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Durante toda a semana as escolas de nossa cidade trabalharam a arte circense como patrimônio cultural que sempre divertiu a criançada em cada lugar que passa. O fato do Wembley Circo está presente em nossa cidade para apresentações, o Governo Municipal, através das Secretarias de Educação e Esporte, Cultura e Lazer. Bem como, com a ajuda dos pais e professores conseguiram proporcionar uma manhã de circo às crianças.

Assim, a manhã deste dia 28 de março, foi de muita alegria e descontração para a rede escolar de Felipe Guerra. Um show de cultura de circo e muita diversão até mesmo para os adultos presentes na apresentação.

Gostaríamos de agradecer ao Prefeito Haroldo, à direção do circo, aos professores pelo empenho e carinho que tratam a cultura e, especialmente, aos pais que viram a importância de trazer mais alegria através da educação para seus filhos. 


Fonte:Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer

Equipe do Arapuá Empata com Barça-Kello e se garante já para as Semi-Finais

Com a partida entre Mulungu x JMFC cancelada mediante chuva, todas as atenções se voltaram para a batalha pelo primeiro lugar no grupo B entre BarçaKello x Arapuá FC. 

Jogando pelo empate, por ter maior saldo de gols, o Arapuá foi surprendido logo de cara com duas boas chances de gols que o ataque do BarçaKello não conseguiu converter. A equipe da zona rural não conseguia chegar perto do gol do Barça e se limitava a chutar de muito longe sem levar perigo ao bom goleiro Bené. 
 
Quando as equipes voltaram para o segundo tempo o gol parecia se aproximar e o meia atacante Breno pegou uma bola de rebote do goleiro e abriu o placar, deixando o  Arapuá na frente do placar e muito próximo do final do jogo.

Quando a vitória parecia certa entrou o veterano Deusinho que abriu o jogo na lateral direita para Costa cruzar na área e o bom atacante Fernando se antecipar do goleiro e do zagueiro para jogar a bola pra dentro e finalizar a partida em 1 a 1. Desta forma a equipe do Arapuá passa direto para as semi finais e o Barça, em segundo, irá fazer uma eliminatória para poder chegar às semi finais.

Texto: SMECL/FG



 

URGENTE: Deicor e BOPE trocam tiros com homens armados; pelo menos 7 morreram.

Policiais do Bope e da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado – DEICOR, tiveram intenso confronto com assaltantes de banco na BR 226, entrada de Currais Novos. O fato se deu por volta das 2 horas da madrugada deste domingo (29). 

De acordo com as informações apuradas pelo Blog Sidney Silva, os homens que estavam em dois carros, quando viram os policiais abriram fogo. Houve o revide por parte dos policiais. No interior dos veículos, foram encontrados diversos explosivos e muitas armas de fogo de diversos calibres, sendo pistolas, revólver e escopetas de calibre 12. 

Um homem foi capturado. Ele disse que era taxista e que estava sendo sequestrado pelo bando e que foi obrigado a dirigir um dos carros. Um dos homens mortos foi identificado como Isaias. Ele já tem passagens pelo Presídio Alcaçuz. O documento que estava em seu poder, era falso. A Delegada Danielle Filgueira, deve se pronunciar ainda neste domingo, ou na segunda-feira, sobre o assunto.


Fonte: Sidney Silva

Santana vence a equipe do Tabuleiro e garante o primeiro Lugar do seu grupo.

Hoje Sábado deu início a mais uma rodada da Copa Municipal da cidade de Felipe Guerra, o jogo que abriu mais uma rodada ficou por conta das equipes de Santana e Tabuleiro.

A partida aconteceu na comunidade de Santana, em um jogo aonde as duas equipes estavam praticamente já classificadas, o jogo disputava praticamente só o primeiro Lugar do seu respectivo grupo, Jogo bastante troncado aonde as duas equipes tentava a Todos custo vencer pra garante o primeiro Lugar.

No começo do Jogo a boa equipe do Tabuleiro botou pressão pra cima do time da casa, aonde fecharam a primeira etapa do primeiro tempo por 0x0, o time da Santana aos 23 minutos do Segundo Tempo perdeu o dos seus jogadores, o Jogador Rogério recebeu o seu segundo cartão amarelo e foi expulso do Jogo após uma falta bruta em um dos jogadores da equipe do Tabuleiro.

A Santana não se abateu e mesmo assim com o Jogador a menos partiu pra cima e os 37 do Segundo Tempo em uma jogada de escanteio o time da Santana abriu o placar com o Jogador Alisson da Santana.

E assim foi o fim do Jogo, Santana consegue a Vitória e se garante o primeiro Lugar do seu Grupo.

Conselho Penitenciário: secretário de Justiça e Cidadania visita MPF e promete analisar pleitos com prioridade

A procuradora da República e presidente do Conselho Penitenciário do Estado (Copen), Cibele Benevides Guedes da Fonseca, recebeu a visita do novo secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Edilson Alves de França, na tarde dessa quinta-feira, 26. Na ocasião, a procuradora ouviu a promessa de que os pleitos apresentados pelo Copen serão analisados e atendidos pela Sejuc, com a maior agilidade possível.

Desde que assumiu, em 2014, a procuradora já enviou mais de dez ofícios narrando a situação do Conselho, que apresenta uma série de dificuldades e está com as atividades paralisadas desde o início do mês. Em reunião realizada em 10 de março, os integrantes do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Norte (Copen/RN) decidiram por suspender as atividades até que sejam garantidas condições mínimas de funcionamento do órgão. A sede do Copen, localizada na av. Deodoro, 249, em Natal, se encontra em precárias condições e não há, nem mesmo, segurança para o trabalho dos servidores e conselheiros. Problemas se repetem há vários anos.

Nas sessões, além da discussão de temas relacionados à estrutura penitenciária, são recebidas pessoas advindas do sistema prisional, para entrega das carteiras de livramento condicional. Apesar da importância do trabalho, e do fato de as sessões prosseguirem geralmente até o período noturno, o prédio permanece aberto, expondo conselheiros e servidores a assaltos e atos de violência.

O conselho é presidido pela procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca e conta com representantes da comunidade e de diversas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN); Defensoria Pública da União; Defensoria Pública Estadual; e Ministério Público do Estado (MP/RN). Trata-se de um órgão colegiado que tem a função consultiva de emitir parecer em pedidos de Indulto e Livramento Condicional; e fiscalizadora de inspecionar os Estabelecimentos Penais e supervisionar os patronatos e a dar assistência aos egressos.

Imposto de Renda foi tema de palestra na noite da última quinta-feira (26) em Caraúbas

Fazendo esclarecimentos sobre o Imposto de Renda, a cidade de Caraúbas/RN recebeu na noite da última quinta-feira (26), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, o auditor da receita federal em Mossoró/RN, João Daniel Freire da Costa, que também assina como coordenador do imposto de renda de pessoa física da mesma unidade.

Em parceria com a Prefeitura Municipal, os contadores Mikéias Gurgel e Makênia Gurgel realizaram a palestra, levando maiores esclarecimentos e tirando dúvidas, em um dos assuntos tratado como complicado por muitos.

O momento contou com a presença dos principais escritórios de contadores e profissionais interessados da cidade, que contribuíram com fraldas geriátricas para fazer doação ao Lar dos Idosos “Mestres da Vida”

MPF denuncia prefeito de Rafael Godeiro (RN) por fraude em licitação

Abel Belarmino de Amorim Filho e outros cinco denunciados são acusados de irregularidades na aplicação de recursos
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Abel Belarmino de Amorim Filho, prefeito de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, por irregularidades na aplicação de verbas federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos de 2003 e 2004 (quando exercia o segundo de seus quatro mandatos à frente da Prefeitura daquele município). Também foram denunciados Olga Evarista Jales Belarmino, esposa do prefeito; Francisca Gomes Rocha, ex-membro da Comissão Permanente de Controle Interno (CPCI); Maria Jeane de Paiva Nunes, ex-secretária de Administração; Aluizio Fernandes da Silva, ex-secretário de Finanças, e sua esposa, Maria Joseni Gomes de Araujo Fernandes, ex-tesoureira do município.

Dentre as acusações mais graves, destaca-se a aquisição de produtos alimentícios sem o devido procedimento de licitação, por meio de contratação de empresas de forma dirigida, com pendência junto aos fiscos estadual e federal. De acordo com o MPF, os denunciados, de comum acordo, utilizaram-se dos cargos que ocupavam para desviar e se apropriar de recursos federais oriundos do PNAE e do EJA. As acusações baseiam-se em declarações de testemunhas, além de provas documentais – cheques, empenhos e fitas de auditorias.

Pelas irregularidades constatadas, os denunciados são acusados dos crimes previstos no artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/1967 (“apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-las em proveito próprio ou alheio”) e no artigo 89 da Lei 8666/93 (“dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade”). O primeiro delito prevê pena de reclusão, de dois a doze anos; o segundo pode ser punido com detenção, de três a cinco anos, e multa.

A denúncia foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), no Recife, e não à Justiça Federal em primeiro grau, no Rio Grande do Norte, porque Abel Belarmino, na condição de prefeito, tem foro especial por prerrogativa de função, em ações criminais. Caso o Pleno do Tribunal receba a denúncia, ele e os demais acusados passarão a ser réus em ação penal.

Programas – O PNAE tem o objetivo de fornecer recursos suplementares para garantir 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos da educação infantil, oferecida em creches e pré-escolas, e do ensino fundamental e entidades beneficentes de assistência social. O EJA tem a finalidade de melhorar o atendimento à população excluída precocemente da escola, de 15 anos ou mais, ampliando a oferta de vagas na educação de jovens e adultos.


Sesap decreta epidemia de dengue no RN

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, decretou epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, no início da tarde desta sexta-feira (27), no gabinete do Secretário. Diante desse quadro, Ricardo Lagreca informou que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) intensificará as ações de combate à doença.
 
O cenário epidêmico foi decretado em função do aumento significativo no número de notificações: do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.
Os municípios que mais notificaram foram: Natal (1868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Quanto aos óbitos no estado, desde o início do ano até o momento, foram notificados 7 casos suspeitos, dos quais um foi confirmado.

Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue”. O número de telefone para denúncia é 0800 281 4031 e o site do Observatório é www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.
 
Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e febre do Chikungunya, a Sesap recebeu R$ 542 mil, além do recurso da Vigilância, em Saúde recebido mensalmente, e o total de municípios do estado recebeu uma quantia de R$ 2.773.000,00, de acordo com a Portaria nº 2.757, de 12/12/14, do Ministério da Saúde.  

Para combater a dengue no RN, a Sesap vem realizando diversas ações, com destaque para a realização de capacitações para agentes de combate às endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico, além da operação de UBV (carro fumacê) em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme os critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa. Entre as próximas ações previstas estão a reativação do comitê interinstitucional de combate à dengue, reunião com as regionais de Saúde para discutir medidas de prevenção e controle da dengue, na próxima terça-feira (31), no Cefope, realização do Fórum Estadual sobre Controle e Prevenção da Dengue com a participação dos secretários municipais de Saúde, COSEMS, Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e Conselho Estadual de Saúde (CES), e UFRN na quarta-feira (1), no Hotel Praiamar, e capacitação em bloqueio de caso para os municípios da Grande Natal em abril.

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito, orientando para que a população fique alerta às medidas de prevenção, entre elas: manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada e não acumular lixo em locais impróprios; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.


Luís Gomes empossa novo prefeito

A cidade de Luís Gomes, município da região oestana do Rio Grande do Norte, tem novo prefeito.

Tomou posse o presidente da Câmara Municipal, Francisco José Joseílson da Silva, conhecido por “Nilsinho” e filiado ao PR.

Ocupa o cargo por causa da cassação do prefeito Francisco Tadeu Nunes (PPS) e da vice Antônia Gomes Abrantes Barbosa (DEM). Motivo:  abuso de poder político e econômico.

Ambos foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 10 de março último, reiterando posições da Justiça Eleitoral.


Fonte: Robson Pires

Secretaria de infraestrutura de Caraúbas instala redutores de velocidade na Comunidade de Apanha Peixe

Atendendo ao requerimento do Vereador Edimilson Leite de Morais, mais conhecido por “Neguinho de Grosso”, a Prefeitura de Caraúbas fez a instalação de redutores de velocidade na comunidade do Apanha Peixe, Zona Rural da cidade.

Ao todo foram colocadas seis lombadas na localidade, maneira de evitar grandes velocidades dos veículos que ali trafegam, dando mais segurança ao evitar acidentes de trânsito. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos executou o serviço, tendo em vista a melhor organização do trânsito do local, dando mais tranquilidade para aos pedestres, também.

Segundo o secretário da pasta, Wagner Batista, por toda a cidade está prevista a instalação dos redutores, tendo em vista às reivindicações realizadas pela população e logística do tráfego dos veículos e de pedestres. Estão sendo analisadas se há a real necessidade da medida em alguns casos.

Polícia Militar de Apodi prende dois Indivíduos suspeitos de tráfico de Drogas na Baixa do Caic.

Por volta das 11:00 da manhã desta Sexta feira dia 27/03, uma guarnição do GTO de Apodi comandada pelo Capitão Carvalho, conseguiu prender após denuncia anônima, dois indivíduos identificados como, Leandro Pereira de Paiva, de 21 anos de idade, natural de Apodi, e Benedito Feliciano da Silva, de 42 anos de idade, natural de Mossoró, e apreender 02 trouxinhas e 03 pacotes médios de maconha; O ocorrido foi mais uma vez na Baixa do CAIC.

Segundo informações dos policiais que participaram da ocorrência, disseram que mais uma denúncia anônima chegou a central de operações da policia militar, informando de que a droga apreendida com os dois suspeitos, teria sido comprada na cidade de Caraúbas. 

Diante de todas as informações, os policiais se deslocaram até a referida cidade, na tentativa de prender o elemento denunciado e apreender mais drogas.
Ao chegar em Caraúbas, a policia foi até a casa do indivíduo suspeito, o qual ao perceber a presença da policia, evadiu-se pulando os muros dos quintais vizinhos, e conseguindo fugir da ação policial. Na abordagem, a policia conseguiu encontrar muita droga, toda enterrada no quintal da casa.

Os dois suspeitos presos, e toda a droga apreendida na ação, foram conduzidos a delegacia de policia civil de Apodi para a realização dos procedimentos cabíveis. 

Vale ressaltar que essa ocorrência teve início por volta das 10:00 da manhã, e terminou as 17:00.
 
 Fonte: Sentinelasdoapodi

Artilharia da Copa Municipal de utebol

O gol é alegria do futebol e quem o marca faz a festa no campo e na torcida. Por isso a artilharia da copa municipal será bem disputada.
 
Com todas as equipes já tendo jogado na competição mas ainda faltando jogos da primeira fase, já temos 15 gols marcados em 6 partidas, quase 3 gols por jogo. Nenhuma partida terminou sem a rede balançar e os artilheiros querendo complicar a vida dos goleiros.
 
Com apenas 1 jogo, quem lidera artilharia da competição é a dupla de ataque do Arapuá FC, Albanês e Bruno Ricardo, com 2 gols cada. Os demais estão com 1 e ainda podem superar os artilheiros da última copa de areia e o do último municipal, respectivamente.
 
 
Fonte: SMECL/FG

Inter TV Costa Branca entrará no ar partir de hoje em Mossoró.

A cidade de Mossoró na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, receberá logo mais a nova emissora de TV aberta na cidade, a Inter TV Costa Branca é mais uma filiada da TV Globo no estado do Rio Grande do Norte.

TV Costa Branca chegara a ser captada em 123 municípios do Estado, por exemplo nas cidades aonde chegava o sinal da TV Cabugi agora recebera o sinal da TV Costa Branca, uma mega estrutura foi montada para leva o melhor do entretenimento e das informação das regiões do Estado.

2° Crime de Homicídio em Caraúbas 2015, Músico Bruno Sales é morto com vários tiros

A cidade de Caraúbas na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, registrou na noite de hoje 26/03 já por voltas das 21:32hs um crime de homicídio por disparos de arma de fogo, um jovem bastante conhecido na cidade de Caraúbas que foi identificado por Bruno Sales.

Bruno ainda chegou ser socorrido para o Hospital Regional de Caraúbas mais já teria dado entrada sem vida, ainda declarações de pessoas que estava nas proximidades do fato, foi ouvindo cerca de 11 disparos de arma de fogo.

A Polícia Militar relata que Bruno não tem passagem pela Polícia, pois; era um jovem tranquilo e quer também não teria inimizade com ninguém na cidade de Caraúbas, Bruno se torno-se um jovem bastante conhecido na cidade de Caraúbas e região depois da formação da Banda Amare do Brasil.

Segundo amigo de Bruno quer compareceu ao Hospital de Caraúbas informaram que ele Bruno não bebia, será mais uma crime de homicídio que ficará a cargo da Polícia Civil investigar o Assassinato de Bruno Sales.



09 Crime de Homicídio em Barauna neste ano de 2015


A Polícia Militar da cidade de Baraúna registrou mais um crime de homicídio no início da noite de Hoje, a cidade chega a marca de 09 crime só neste ano de 2015,  A Polícia Militar se encontra-se no local de crime isolando a areia até a chegada da equipe do ITEP de Mossoró para fazer uma rápida perícia no local e remoção do corpo para cede do Órgão em Mossoró para exames de Necropsia e liberação do corpo para sepultamento.

A vítima foi identificado até o momento por Machadinho, segundo informações aqui no local de crime, a vítima é bastante conhecida do meio Policial por vários delitos na cidade de Baraúna.

PM realiza Operação Mossoró Integrada nesta quinta-feira

Policiais do 2º e do 12º Batalhão de Policia Militar de Mossoró, com apoio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e dos guardas civis municipais, realizam nesta quinta-feira (26) mais uma Operação Mossoró Integrada. Ao todo, cerca de 100 policiais estão envolvidos na operação que passa a ser realizada semanalmente no município. 
 
A ação começa por volta das 16h e deve se estender até às 20h. A ideia é fazer abordagens a veículos (carros e motocicletas) e pedestres em toda a Mossoró, com ênfase nas áreas com maiores índices de criminalidade.

Governo do Estado entrega mais 484 cisternas

Na noite desta quarta-feira (25), a secretária de Assistência Social, Julianne Faria, foi até o município de Lagoa Nova, no Seridó, para festejar a entrega de mais 484 cisternas. O Governo do Estado, através da Sethas, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), desenvolve o Programa de Cisternas no Rio Grande do Norte. Nesta etapa, foram entregues 302 em Lagoa Nova, 151 em Cerro Corá e 31 em Bodó, construídas em parceria com o Serviço de Amparo aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac). 

A entrega simbólica das cisternas foi comemorada com uma missa em ação de graças no assentamento José Milanês, em Lagoa Nova, celebrada pelo bispo da Diocese de Caicó, dom Antônio Carlos, com o pároco de Lagoa Nova, padre Valdeci, e o vigário Episcopal das Pastorais Sociais, padre Ivanoff. A celebração reuniu beneficiados pelas cisternas e moradores de toda a região.

A secretária Julianne Faria destacou a importância desse projeto para a população do semiárido, afirmando que a iniciativa do Governo do RN proporciona aos beneficiados condições de enfrentamento à seca. Acompanharam a solenidade, a secretária adjunta, Maira Almeida, a chefe de gabinete, Fernanda Borges, a coordenadora de Projetos Especiais, Naylza Carvalho, e o coordenador Operacional de Desenvolvimento Social, Paulo Jordão.

O MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do semiárido brasileiro. Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

Agripino: Dilma cogita reduzir ministérios porque percebeu que seu governo quebrou o país

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que a possibilidade, agora cogitada pela presidente Dilma Rousseff, de reduzir o número de ministérios é - mais do que pressão política - consequência da percepção da petista de que seu governo quebrou as contas públicas do Brasil. “A redução no número de órgãos públicos é uma tese que defendo com posições e projetos apresentados há anos. Parece que a presidente finalmente percebeu que seu governo quebrou o Brasil”, criticou o senador.

Crítico contumaz ao uso da máquina pública para acomodar aliados políticos, Agripino apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 34/2013) que tornava mais rigorosa a criação de estatais, ministérios e órgãos públicos no país. A matéria foi rejeitada durante votação em plenário, em março de 2014, por governistas. Hoje, o governo Dilma conta com 39 cargos com status de ministro – segundo o parlamentar, grande parte utilizada como moeda de troca entre governo e base aliada.

A PEC de Agripino propunha que a criação de empresas estatais, autarquias ou ministérios não fosse mais possível por decreto, medida provisória ou lei ordinária, como ocorre atualmente. Seria possível apenas por lei complementar, que exige o voto de 41 senadores e 257 deputados federais. “O que queríamos com a aprovação da PEC? Evitar que se repetissem os abusos que ocorrem nos últimos 12 anos: a fundação de empresas, autarquias, ministérios, que ainda não disseram a que vieram, além da barganha política com a distribuição de cargos”, contou Agripino.

Para o democrata, o fato de a presidente Dilma estudar a possibilidade de reduzir o número de pastas deve-se também à pressão da sociedade, que exige a contenção dos gastos públicos desnecessários, principalmente pelo fato de o Brasil estar passando por um momento econômico preocupante. “Acende-se a esperança de que a voz das ruas esteja mexendo com a cabeça da presidente Dilma”, destacou o presidente do DEM. 

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira (26), a chefe do Executivo encomendou estudo à Casa Civil para que verifique a possibilidade de redução ou extinção de pastas. Entre os ministérios que poderão ser atingidos, segundo o jornal, estão os da Pesca e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além de secretarias com status de ministério, como Assuntos Estratégicos, Direitos Humanos, Mulheres e Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar